edição de abril Revista CityPenha
Abril / 2018 - nº 131 8 D estaque Conhecemos o dia 1º de abril como o “Dia da Men- tira”, onde se faz vários trotes, trazendo muita diversão, mas parece que hoje em dia esta deixando de ser uma brin- cadeira infantil, para passear entre todos, tomando espaço um linguajar mais moderno e virtual e afetando muitos, não só mais em apenas um dia do ano: as “Fake News” É um tema que tem sido cada vez mais propagado e debatido, especialmente no mundo do jornalismo, não é uma piada, uma obra de ficção ou uma peça lúdica, mas sim uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade. Fake news não é uma novidade na sociedade, mas a es- cala em que pode ser produzida e difundida é que a eleva em nova categoria, poluindo e colocando em xeque todas as demais notícias, afinal, como descobrir a falsidade de uma notícia? No geral não é tão fácil descobrir uma notícia falsa, pois há a criação de um novo “mercado”, com as empre- sas que produzem e disseminam Fake News, constituin- do verdadeiras indústrias que “caçam” cliques a qualquer custo, se utilizando de todos os recursos disponíveis para envolver inúmeras pessoas que sequer sabem que estão sendo utilizadas como peça chave dessa difusão. Essas notícias falsas podem existir por vários motivos: Com o intuito de enganar o leitor, com algum objeti- vo escondido do público, motivado por interesses; com a propagação acidental de fatos enganosos; com a intenção de fazer piada e gerar humor, como sátira ou paródia; para manipulações de conteúdos fabricados. Com falsa conexão com conteúdo enganoso (“má uti- lização da informação para moldar um problema ou de um indivíduo”); com conteúdo de impostor (“quando fontes verdadeiras são forjadas” com conteúdo falso). Como identificar fake news? A Federação Internacional das Associações e Institui- ções de bibliotecária (IFLA), publicou um diagrama com dicas para ajudar as pessoas a identificarem essas notícias. A responsabilidade por passar adiante os boatos é das pessoas. Não é impossível detectá-las e combatê-las, há técnicas e cuidados que colaboram para mudar este cená- rio, sendo a educação digital uma ferramenta para fortale- cer ainda mais a liberdade de expressão e o uso democrá- tico da internet. Cheque e considere a fonte da fonte Tente entender sua missão e propósito olhando para outras publicações do site. Procure fontes de apoio, ache outras fontes que suportem a notícias. Leia a matéria completa, não apenas sua chamada e tome cuidado com o sensacionalismo Leia além do título. Uma estratégia muito utilizada pe- los criadores de conteúdo falso na internet é apelar para títulos bombásticos, títulos chamam atenção. Antes de clicar no botão de compartilhar leia a história completa. Mais de metade das notícias compartilhadas possuem alto potencial de serem falsas ou gerarem um sentimento equi- vocado em relação à matéria completa. Confira a data de publicação dos posts Apesar de importante, muitas pessoas se deixam levar e compartilham uma notícia velha como atual. Ou seja, a notícia já aconteceu a tanto tempo que, caso publicada atualmente, se torna uma notícia falsa. Cheque os autores e confirme a confiabilidade do autor A notícia é assinada? Por quem? Verifique se eles re- almente existem e são confiáveis. Conferir a reputação do site normalmente já é uma boa solução para identificar fake news. Mas vale também fazer uma checagem sobre o autor em questão. O nome que usa para assinar uma matéria é o mesmo de sua identificação? O autor realmente existe? São perguntas que deve responder antes de compartilhar uma notícia. Cheque por erros de formatação ou ortografia Como muitos sites de notícias falsas não são comanda- dos por pessoas profissionais, fique de olho ao design do site e até mesmo a ortografia na matéria. Erros pequenos “Fake News”
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