CityPenha janeiro 2018
Janeiro / 2018 - nº 128 14 O impacto dos avanços tecnológicos tem provo- cado nas instituições de ensino, mudanças em seu comportamento, passando da tranquilidade de um sistema educativo social conservador e estático, para um sistema educativo dinâmico, onde as mu- danças no ambiente e na tecnologia obrigam os edu- cadores a obter conhecimentos gerais e específicos para fazer frente à nova realidade. Hoje, quando se analisa a presença dos meios de comunicação de massa e, principalmente, das novas tecnologias e sua influência na educação, chega-se à conclusão de que a aprendizagem seria totalmente prejudicada sem estes instrumentos. As inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes na sociedade, chegaram às escolas como recurso importante para a modernização do sistema educacional, permitindo e facilitando a concretiza- ção da produção de trabalhos, por exemplo, o aces- so à internet trouxe consigo mudanças radicais no processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, a sua inserção no ensino é um processo irreversível e a revolução tecnológica em curso, está se dando sem que os educadores possam detê-la. As instituições de ensino encontram-se num con- texto de elevada pressão em relação aos avanços tec- nológicos que, por um lado, lhes garantem melhores condições didáticas e pedagógicas e, de outro, que ocasiona mudanças ambientais e tecnológicas de uma era da modernidade. Assim, no atual contexto tecnológico em que o mundo se volta completamen- te para um sistema dominado pela tecnologia, é ne- cessário despertar-se para um modelo educacional que acompanhe este sistema. Para isso, as escolas devem atender a um apelo de ampla abrangência mundial, onde é indispensável o conhecimento teó- rico e prático desse processo global. “Tecnologia na Educação" é uma expressão pre- ferível à "Tecnologia Educacional", pois esta su- gere que há algo intrinsecamente educacional nas tecnologias envolvidas. A expressão "tecnologia na educação" deixa aberta a possibilidade de que tec- nologias que tenham sido inventadas para finalida- des totalmente alheias à educação, como é o caso do computador, possam, eventualmente, ficar tão ligadas a ela que se torna difícil imaginar como a educação era possível sem elas. Hoje, porém, a educação é quase inconcebível sem essas tecnologias. Tomadas em seu sentido mais geral, pedagogia e tecnologia sempre foram elementos fundamentais e inseparáveis da educação. Assim, tecnologia é uma forma de conhecimento. “Coisas" tecnológicas não fazem sentido sem o "saber como usá-las, consertá- -las, fazê-las". As novas tecnologias, junto com uma boa pro- posta pedagógica são de grande importância para a aprendizagem, a partir do momento em que sejam vistas pelos profissionais da educação, como fer- ramentas, mídias educacionais, podendo ser facili- tadoras da aprendizagem, tornando-se mediadoras, por facilitarem ao aluno construir seu próprio co- nhecimento, no qual o aluno passa ter papel ativo, buscando resolver suas necessidades. “No Colégio Objetivo Penha a Tecnologia faz parte do nosso DNA. Somos o 1º. Colégio da região à utilizar lousas digitais em todas as salas, desde o ensino infantil até o ensino médio; Robótica na prá- tica com tablets e kit robóticos para os alunos; Labo- ratório de Informática de última geração; Segurança Digital com Câmeras em todo colégio; Cantina com pagamento e identificação via digital; Portões au- tomáticos via controle; Comunicação com Pais via ClassApp e muitas outras tecnologias de ponta para todos os nossos Alunos, Professores e Pais”, explica o diretor do Colégio Objetivo Penha. Inovações e Tecnologia no Ambiente da Educação D estaque Endereço Telefone & E-mail Av. Penha de França, 13 Penha de França São Paulo - SP Cep: 03606-010 - Brasil Telefone: 11 2941-2244 Telefone: 11 3459-9130 contato@objetivopenha.com.br Horário de Atendimento Segunda - Sexta 07:30 - 18:30 Horário das Aulas Periódo da Manhã: 07:00 - 12:45 Periódo da Tarde: 13:00 - 18:00
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NzkwMDY=