CityPenha Janeiro 2019

13 Janeiro / 2019 - nº 140 Colégios Vicentinos: um olhar especial para a Alfabetização (11) 2090-1400 • saovicente@colegiosvicentinos.com.br Praça Nossa Senhora da Penha, 161 - Penha Refletindo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, podemos afirmar que a alfabetização é uma aquisição fundamental para o ser humano e que a escola tem que desempenhar seu papel com muita responsabilidade no momento de introduzir a criança no mundo das letras. Se a escrita e a fala não forem trabalhadas adequadamente nesse momento, a criança encontrará sérias dificuldades para desenvolver a leitura. Processos mecânicos ou outros que esperam a criança descobrir por ela mesma como se escrevem as palavras não levam em conta todos os aspectos linguísticos. Dessa forma, a criança aprende a escrever sem fazer análises, ocasionando uma falha no processo de alfabetização. Assim fundamentados, os Colégios Vicentinos adotam o método fônico de alfabetização, que leva em consideração a língua como um todo. Ao ensiná-la, é preciso estar atento a todos os aspectos linguísticos, isto é, a criança precisa estudar a língua falada percebendo os sons (fonética), a função dos sons (fonologia), a estrutura e a formação das palavras (morfologia), a construção lógica do pensamento (sintaxe), o estudo dos significados das palavras no texto (semântica), o estudo de como um texto pode se apresentar (análise do discurso) e, não somente decifrar códigos. A criança, mesmo antes de ingressar na escola, é capaz de entender e falar a Língua Portuguesa. O método fônico respeita as experiências trazidas e sistematiza-as. A fonética estuda os sons da fala, preocupando-se com os mecanismos de produção e audição, procura analisar e descrever a fala damaneira como ela ocorre nas mais variadas situações do cotidiano. Os Especialistas em Alfabetização dos Colégios Vicentinos, autores do material didático da Editora Vicentinos, criaram estratégias diferenciadas, lúdicas e inovadoras para despertar nos alunos dos primeiros anos todo o interesse em aprender a ler, a escrever e a entender a língua falada por meio do método fônico. Os resultados obtidos são comprovados: processo de alfabetização em menor tempo e maior qualidade; leitura mais dinâmica, com maior fluidez e entendimento do que se lê; diminuição de erros ortográficos na escrita; redações mais criativas, com maior coerência e coesão. A alfabetização é uma das etapas mais importantes e desafiadoras do período escolar. Como um processo contínuo e gradativo, colabora para a evolução intelectual do educando, tornando-o um sujeito crítico, autônomo e participativo na construção de sua própria história. “O domínio da língua oral e escrita é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões do mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos (...).“ (Parâmetros Curriculares Nacionais) Luci Rocha de Freitas Diretora Geral dos Colégios Vicentinos

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