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Pokémon Go como fazer do jogo um aliado na educação dos filhos / 2016
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Prof. Cássio Másculo
P
alestras
Prof. Cássio Másculo
Professor do Curso de Pedagogia da
Universidade Presbiteriana Mackenzie
O Professor Cássio dividiu sua grande experiência
com a plateia explicando vários aspectos positivos do
jogo. Segundo ele, vários professores têm conseguido
utilizar o jogo em sala de aula como uma ferramenta
complementar para facilitar o entendimento do conteú-
do das matérias.
Ele deu como exemplo uma aula de geografia com
um mapa na frente da sala e a visão espacial que o jogo
permite dar com a utilização dos mapas em tempo real.
Obviamente o nível de atenção e de concentração
nos ensinamentos fica muito maior com a utilização de
ferramentas digitais, ainda mais aliadas ao jogo.
Nesse caso da aula de geografia o professor pode
dividir a sala em grupos indicando direções onde os
alunos devem ir caçar os Pokémons ensinando senso de
direção e localização espacial.
Isso é uma prática que pode ser utilizada pelos pais
para participar de forma mais ativa das atividades dos
filhos aumentando a interatividade com aspectos edu-
cacionais, aliando diversão com ensinamentos práticos.
Destacando os aspectos dos riscos de segurança que
vem junto com a utilização do jogo em áreas públicas,
o Prof. Cássio mostrou como é possível simular o jogo
em locais fechados através do aplicativo.
Com ele é possível criar uma
simulação do jogo em um condo-
mínio, ou até em espaços como o
do Clube Esportivo da Penha, que
fechados oferecem segurança aos
frequentadores.
Esse aplicativo permite que a
própria família, ou ainda a criança
crie o jogo. Essa foi uma experiên-
cia que foi realizada com alunos do
4ª ano do Ensino Fundamental de
uma escola pública, onde eles esco-
lheram o roteiro do jogo, utilizando
os computadores do Mackenzie.
Esse aplicativo, o Aurasma,
permite ao fotografar um objeto ou
personagem determinar um local
onde ele aparecerá virtualmente.
Assim sempre que o celular ou
tablet for apontado para o local, vai
aparecer a foto do objeto ou perso-
nagem sobre o local, simulando a
funcionalidade do jogo Pokémon
Go, através da utilização da tecno-
logia de Realidade Aumentada.
O professor Cássio, simpatica-
mente, se colocou a disposição para
ensinar os interessados a utilizar de
forma positiva o aplicativo.
Assista ao vídeo
da palestra