CityPenha dezembro 2014 - page 56

Dezembro / 2014 - nº 91
56
Segundo a definição do dicionário, filho é o indivíduo
que descende; aquele que tem sua origem em certa família,
cultura, sociedade e outros; entretanto, essa definição não
alcança o verdadeiro sentimento que a mãe ou o pai têm
pelo filho; pois, assim como o amor provoca grandes emo-
ções, as preocupações também provocam aflições aos pais,
principalmente, quando o assunto tratado é a educação, que
pode ser entendida de duas formas: a que vem de casa e a
que vem da escola.
Historicamente, a educação informal (aque aprendemos
no núcleo familiar e com os relacionamentos com diver-
sas pessoas) perpassa pelas atitudes e chega aos valores e
princípios morais. Já a educação formal, a escolarizada, é
responsável pela formação cognitiva do indivíduo, ou seja,
a escola ensina conteúdos e promovemeios para que utili-
zemos tais conhecimentos em nossas vidas.
Mas a escola é muito mais que isso, é também um es-
paço de vivências, de construção de vínculos afetivos, de
resolução de conflitos e de significativas experiências; por
isso, as famílias precisam ter clareza de qual escola querem
para seus filhos e, hoje em dia, a relação família-escola é
bemmais estreita do que se pensa, estando imbuída de ne-
cessidades, direitos, deveres e, acima de tudo, de cuidados.
Cuidado... palavra que não está associada apenas aos
alunos da Educação Infantil, mas tam-
bém aos do Ensino Fundamental e
do EnsinoMédio; porque, tendo a
escola como objetivo principal o
de formá-los integralmente,
e não apenas desenvolver
e potencializar o cogni-
tivo dos mesmos, em
diferentes faixas etárias,
até porque esses são
parte de uma sociedade,
concluindo essa fase
de formação, espera-
-seque essaos prepare
para que sejam prota-
gonistas de suas ações
e transformadores em
suas práticas.
Logo, a escola cuida
das relações, dos sentimentos, orienta frustrações,mediacon-
flitoseauxiliaocrescimentohumanodoaluno; necessitando,
nesses momentos, do apoio das famílias, para que, juntas,
possam fortalecer a educação eo cuidado comos educandos.
No entanto, com o surgimento das novas estruturas fa-
miliares e da crescente demanda de trabalho, nem sempre
fica claro o papel de cada uma na formação dos alunos. De
um lado, estão os pais ou responsáveis por eles, desejando
uma devolutiva diferenciada e ágil da escola, uma vez que
o temponem sempre é algo comum e acessível nas agendas
profissionais das famílias. Do outro, está a escola, necessi-
tandodo contatopresencial, da confiança em sua proposta e
na partilha de decisões.
E, enquantoospais têmodeverdeacompanharodesem-
penhoescolar de seusfilhos ede relacionar-secomaescola,
essa tem o dever de informá-los sobre esse desempenho e
dasnecessidadesdecadaum, sendoa relação família-escola
como uma estrada de mão dupla e de trânsito intenso, ou
seja, ambas precisam de atenção especial, cada uma respei-
tando cuidadosamente os limites da outra e suas respectivas
responsabilidades, paraquenãoocorraa inversãodepapéis;
pois, se isso acontece, as famílias cobram da instituição de
ensino o que não lhe compete, acarretando-lhes desconten-
tamento e frustração, deixando de atender aquele que é o
foco do processo educativo: ofilho que é aluno.
Portanto, a relação família-escola deve ser saudável,
parceira e cuidadosa em todos os detalhes, e esse cuidado
deve ser permeado de diálogo, empatia, confiança e, aci-
ma de tudo, do amor por educar; ressaltando que, somente
através do diálogo, é possível debater um ponto de vista,
discordar deumadecisãoepartilhar oqueéessencial paraa
formação do indivíduo.
Épor essesmotivos queoprocessode escolhada escola
para ofilho necessita de grande reflexão e conhecimento da
proposta que tal instituição oferece às famílias, que preci-
sam saber o que é realmente importante para elas e o que
desejam para seus filhos; afinal de contas, a matrícula será
para o “seu”filho e não “qualquer”filho!
Comoescolher amelhor
escolaparao “seu”filho”e
nãopara “qualquer”filho
O
pinião
RosangelaMiguel
• Pedagoga, especialista emOrientaçãoEducacio-
nal, pós - graduada emGestãoEscolar.Atua como vice-diretora de uma
escola particular de educação infantil ao ensinomédio e tem experiência
no ensino superior, na redepública, na educaçãode jovens e adultos ena
educação à distância.
1...,46,47,48,49,50,51,52,53,54,55 57,58,59,60,61,62,63,64,65,66,...108
Powered by FlippingBook