CityPenha agosto2015 - page 18

Agosto / 2015 - nº 99
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A Influência do Folclore
na Educação e na Infância
Com a vinda das comemorações no dia 22/08 o
Dia do Fol-
clore
e dia 24/08 o
Dia da Infância
, vamos buscar uma mescla
destes eventos com muito mais brincadeiras, histórias e ludicidade
para a alegria maior de nossas crianças.
Brincar é coisa séria. Através delas, a criança satisfaz, em
grande parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares.
Conhecer a criança em seu contexto cultural implica observá-la
no seu dia a dia. Brinquedos não devem ser explorados somen-
te como lazer, mas também como elementos enriquecedores para
promover a aprendizagem.
Através da brincadeira a criança é submetida a um condicio-
namento pelos membros da sociedade e do meio à qual pertence,
desenvolvendo-se através de diferentes experiências de aprendiza-
gem, de forma contínua, desenvolvendo habilidades e competên-
cias necessárias a sua
atuação presente e fu-
tura, além de desen-
volver a resistência
física e habilidades
neuromusculares, do
domínio emocional e
da auto expressão.
É importante que
se trabalhe a dimen-
são lúdica que existe
na essência de cada
criança, no seu trajeto
cultural, valorizando
a criatividade, o cul-
tivo da sensibilidade
e a busca da afetivi-
dade, o lúdico é uma
necessidade básica
da personalidade, do
corpo e da mente e faz
parte das atividades e
da dinâmica humana,
revelando que essas
crianças
percebem
suas capacidades e
suas dificuldades.
Estamos em ple-
no século XXI, era da
globalização, robóti-
ca e outros avanços
tecnológicos, porém, em meio a tudo isso, onde
se encontra as informações da nossa cultura e a
nossa história para as crianças? Como estão sen-
do abordadas na infância frente a tantas outras
novidades?
A importância do folclore na educação in-
fantil
Como usar o lúdico como parte integrante
da infância de maneira interessante e divertida?
Como andar com pernas de pau, jogo da ama-
relinha, pular corda, rodar pião, contos e lendas
como Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio, Mula
sem cabeça entre outras. Brincadeiras e histórias
estão perdidas no tempo?
Buscar o lúdico no folclore é poder conectar
a criança ao meio ambiente a fim de conhecê-lo
melhor, possibilitando o conhecimento histórico,
ensinamentos de diversas etnias e costumes, de-
senvolvimento do gosto musical, ritmo, harmo-
nia, criatividade.
Uma primeira providência essencial diz res-
peito à compreensão da imensa noção de folclore.
Em sua origem inglesa, a palavra folclore signi-
fica o ato de ensinar (lore), um conjunto de cos-
tumes, lendas e manifestações artísticas do povo
(folk), preservadas pela tradição oral, passando
de boca em boca e a cada história ou causo conta-
do há uma pitada de imaginação influenciada pelo
contexto de quem a reproduz e esse contexto, por
sua vez, está em constante mudança.
Para a maioria dos estudiosos, podemos agru-
par essas manifestações folclóricas em oito cate-
gorias: música e dança, festas populares, usos e
costumes, crendices e religiosidades, artesanato,
brinquedos e brincadeiras infantis, linguagem e
literatura oral.
Portanto, tradição é a transmissão de costu-
mes e práticas culturais de um povo (sobre natu-
reza material ou espiritual), que também podendo
ser passada de pais para filhos com o passar do
tempo. Assim conserva-se a memória de um gru-
po social.
As atividades folclóricas propiciam uma apren-
dizagem motivadora e facilitadora à interdiscipli-
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