CityPenha Maio/2014 - page 62

Maio / 2014 - nº 84
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“Olhar deTorcedor”
D
estaque
O fotojornalismo na colina da Penha tem história. Júlio
Gonçalves, considerado o primeiro fotojornalista da região,
trabalhounosDiáriosAssociadoscomHildegardRosenthal,
a primeira mulher nesta profissão. Júlio conhecia bem os
bastidores das ruas de São Paulo e aprendeu com Hilde-
gard, formada na Bauhaus da Alemanha, os segredos da
composição artística. Júlio aprendeu a profissão trabalhan-
do para o “Correio da Penha” em 1922. Naquela época, o
fotojornalista tinha o papel de apenas registrar de maneira
ilustrativaospersonagensdanotícia.Quando foi paraosDi-
áriosAssociados, teveque aprender a fotografar omomento
da notícia, uma tarefa árdua para os equipamentos daquele
tempo. Mas o conhecimento adquirido comHildegard Ro-
senthal foi fundamental para a valorização da profissão.
André Bonotti foi outro grande fotojornalista da colina.
Noacervode imagensdoMemorial PenhadeFrança,muitas
fotos de paisagens urbanas e personagens ilustres que por
aqui passaram foram capturadas por suas lentes com uma
composição visual impecável.
FlavioTalmann é um ícone do fotojornalismo na Penha.
Trabalha para a Gazeta Penhense desde a sua fundação.
Dono de um estilo que vai da formalidade à crítica severa
dos problemas dobairro, pode ser visto a qualquermomento
em qualquer lugar da colina onde há notícia.
Na atual geração, odestaque está paraAlanMorici.Alan
começou seus primeiros estudos fotográficos na antigaCasa
deCultura da Penha, hojeCentroCultural. Foi fotografando
o centro histórico da colina que descobriu sua vocação para
o fotojornalismo. Formado em jornalismo, trabalhou na edi-
toraODia, doRio de Janeiro, em todos os jornais do grupo,
comoo JornalMarcaBrasil,MeiaHora,Brasil Econômico e
Portal IG. Como freelance, fotografou para oDiário de São
Paulo e Lance!. Hoje pertence ao quadro de repórteres foto-
gráficos doPortal deNotíciasTERRA.
Apesar de já ter participado de importantes mostras co-
letivas e ter trabalhos selecionados para as “Retrospectivas”
de2010, 2011 e2012deFotojornalismodaARFOC-SPe ter
trabalhos publicados no livro “OMelhor do Fotojornalismo
Brasileiro de 2011”, publicado pela Editora Europa, Alan
Morici nunca expôs seus trabalhos em mostra individual.
Faltava um tema. Aproveitando o clima de Copa no Brasil,
e dos flagrantes que captou como fotojornalista esportivo,
surgiu uma oportunidade oferecida peloShoppingPenha.
“Olhar de Torcedor” é o título da sua mostra individu-
al que estará em exposição de 29 deAbril a 25 deMaio. A
mostra reúne trabalhos feitos emdiversos estádiosde futebol
do Brasil em que esteve presente como fotojornalista e no
Japão, quando foi credenciado pela FIFA para a cobertura
da final doMundial deClubes. Do campo,Alan dirigiu suas
lentes para o lado oposto ao jogo: as torcidas.
O resultado éum trabalhode conteúdo expressivo, reple-
to de emoções que vão da angústia à explosão de felicidade
pelas cores do seu clube, da ansiedade ao companheirismo
de grupo. “Olhar deTorcedor” é um trabalho humanista que
retrata a alma de um povo sem castas, sem conjecturas, na
sua essênciamais espontânea, no sentimentomais primitivo.
AExposição fica em cartaz de 29 deAbril à 25 deMaio
no horário comercial doShoppingPenha.
porFranciscoFolco
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