CityPenha novembro 2014 - page 10

Novembro / 2014 - nº 90
10
Colégiosse adaptamao
estilode vidadonovo jovem
PorAriltonBatista
D
estaque
A comparação entre os atuais modelos e as metodo-
logias de ensino das escolas com os formatos de outras
décadas é praticamente inevitável. Quase que constante-
mente o assunto vem à tona, sempre com tom nostálgico
ou apenas reflexivo, ressaltando como o jovem de hoje
possui mais autonomia, é mais participativo nas tomadas
de decisões e se tornoumais questionador. Essamudança
no estilo de vida e comportamento dos adolescentes se dá
em partes em virtude da estruturação da família e a forma
comoela seconstrói atualmente, quando sehámaisespaço
para o diálogo e até as escolhas mais simples são defini-
das democraticamente, com a participação dos pais e dos
filhos. As figuras paternas e maternas, por exemplo, hoje
emdia semisturam, trocando tarefas antes realizadas rigo-
rosamente por um ou por outro. Similarmente acontece na
sala de aula, onde outrora o professor era fonte única de
informação.
Demãos dadas com amudança estrutural das famílias
e do novo olhar do jovem frente à sociedade está o pro-
cesso de evolução da tecnologia e o acesso, cada vezmais
assíduo, aos elementos da informática e da internet. Hoje,
com ferramentas cada vez mais eficazes e velozes no se-
tor tecnológico, os alunos, que antes tinham o professor
e a escola como fonte direta - e praticamente única - de
aprendizado e formação, hoje buscam na grande rede se
manterem informados e a par do que acontece nomundo,
podendo formar conceitos, debater econtestar sobre temas
já abordados no ambiente escolar e até assuntos distintos,
aindanãopostos pelo colégio.Ou seja, unida com as dire-
trizesdaescola, a tecnologia tem se tornado, sempremais,
essencial na formação dos novos jovens. E as escolas têm
se adaptadopara aproveitar o altopotencial da geraçãode
jovens sumariamente conectados.
“As escolas estão, sem dúvida, sendo compelidas a
adaptarem suas propostas de ensino e, mais especifica-
mente, suas estratégias e metodologias de aula, uma vez
que com o advento das TIC´s (Tecnologias de Informa-
ção e Comunicação) surgiu um ‘novo jovem’, acostuma-
do a interagir e explorar os mais diversos assuntos com
dinamismo e rapidez, o que requer a adaptação tanto na
parte estrutural quanto no sistema didático que a escola
utiliza”, explica Cristhine Almeida, diretora pedagógica
doColégioCasagrande.A interação e a participação com
os alunos através da tecnologia acontece também noutras
renomadas instituições de ensino da região, como, por
exemplo, nos colégios Fereguetti, Batista daPenha,Mon-
te Virgem e Objetivo. “O colégio aproveita a tecnologia
aplicando recursos enriquecedores, como a enciclopédia
online, notebook, datashow, lousadigital, entreoutros, fa-
zendo a inclusão da escola na nova cultura que os jovens
confiam. A tecnologia tem influência direta no cotidiano
dos nossos jovens. Por oferecer um contato comomundo,
possibilita ao professor utilizar inú-
meros recursos e ampliar um leque de
possibilidades dentro da proposta de
ensino e no relacionamento do aluno
com a escola”, comentaFátimaSpino-
za, diretoradoColégioMonteVirgem.
Para Karina Fereguetti diretora
pedagógica do Colégio Fereguetti, o
“novo jovem” incorporou uma nova
visão de mundo: “Hoje, sabemos que
os alunos chegam à sala de aulamuni-
dos com uma série de ideias próprias
acerca dos assuntos que serão discuti-
dos durante as aulas por isso, levar em
conta os conhecimentos prévios dos
educandos representaumdos aspectos
mais importantes no processo de en-
1,2,3,4,5,6,7,8,9 11,12,13,14,15,16,17,18,19,20,...100
Powered by FlippingBook