CityPenha novembro 2014 - page 12

Novembro / 2014 - nº 90
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estaque
sino-aprendizagem. Nesse contexto, buscamos interagir
comomundo aonosso redor adaptando-nos a cadanovo
momento. Caso contrário, ficaremos ultrapassados o que
no caso da educação, é impossível”, explica.
SegundoNoemiAlcaraz, diretora doColégioObjetivo
Penha, as novas tecnologias e os avanços da informática
exigemqueoseducadoreseoscolégios, alémdospróprios
alunos, se aprimorem e atualizem-se, afimdemanter con-
dições de interação entre si através das novas ferramentas.
“Omundo atual impõe a educadores, crianças e jovens a
tarefadeabsorver asnovas tecnologias, semasquaisqual-
quer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana
se tornarão inviáveis”, diz, ressaltando e relacionando o
poder transformador da tecnologia com o início das ativi-
dades da imprensa no país: “Formar o indivíduo para um
mundoglobalizadoeparaos seusnovosparâmetrosenvol-
ve a capacidade de utilização dos recursos infindáveis da
informática, da computação, da telemática edas infoways,
que compõem uma revolução cultural tão transformadora
quanto foi, no seu tempo, a invenção da imprensa”.
No Colégio Batista da Penha o estímulo aomanuseio
de ferramentas tecnológicas e da internet também estão
em pauta, principalmente quando em conjunto com as ati-
vidades escolares. Segundo o diretor executivo da escola,
Mário Jorge Castelani, a ideia é fazer com que os alunos
propaguemoqueaprendemnoambienteescolar e também
se interessem aindamais pelo conteúdo da aula através da
internet. “A tecnologia já está instalada na vida secular e
escolar de nossos alunos.Anossa proposta é usar a tecno-
logia para beneficiar os alunos e proporcionar um ensino
e conhecimentode excelência, estimulandoo aluno a criar
maior interesse pelos conteúdos trabalhados pelos profes-
sores ea transmissãodos conhecimentos atravésdousoda
tecnologia, a qual facilita e desafia de formamais objetiva
nossos alunos. Estamos planejando isto há anos e, a partir
de 2014, começamos a implantação”, explicaCastelani.
Para Karina do Colégio Fereguetti é importante uma
utilização produtiva da tecnologia. “Os procedimentos di-
dáticos, nesta nova realidade, devem privilegiar a cons-
trução coletiva dos conhecimentos, mediados pela tec-
nologia, na qual o professor é um partícipe pró-ativo que
intermedia e orienta esta construção. Trata-se de uma ino-
vação pedagógica fundamentada no construtivismo socio-
interacionista que, com os recursos da informática, levará
o educador a termuitomais oportunidadede compreender
os processosmentais, os conceitos e as estratégias utiliza-
das pelo aluno e, com esse conhecimento,mediar e contri-
buir demaneiramais efetivanesseprocessode construção
do conhecimento”, esclarece a diretora.
Além dos sites, blogs e espaços públicos oficiais na
internet, que permitem o acesso a informação, existem
também as páginas e comunidades dentro das redes so-
ciaisque servemdeauxílio, fontedeconteúdoeestimulaa
reflexão dos internautas sobre inúmeros temas. No Face-
book, por exemplo, queéa rede socialmaisutilizadapelos
brasileiros, as páginas voltadas para política são bastante
fervorosase têm seusconteúdosdissipadospelosusuários.
Em ano de eleições - como agora, em 2014 -, a multipli-
cação de dados e informações, muitas vezes históricas,
saltam a todomomentona primeira tela das páginas. Este,
inclusive, é um cuidado que se deve ter quando o tema é
internet. Comoo acesso é livre e a velocidade da informa-
ção é muito mais rápida, há os mal intencionados que se
aproveitam disso levantando falsos dados e informações;
gerandoboatose fofocasacercadedeterminado temacom
o intuito de se promover oumanipular um grande número
de pessoas. Por isso a atenção com esses espaços na inter-
net é preciso ser redobrado.
O jornalistaediretor daagênciaRetornoComunicação
Estratégica,ThiagoPaes, 35, comenta sobre a importância
do cuidado que se deve ter com as informações contidas
principalmentenoFacebook, poishojeemdia todososque
possuemperfisnessas redes sociaispodem servistoscomo
“especialistas” em determinados ramos e setores através
das postagens, republicações de conteúdo e comentários
feitos. “Hoje em dia todos nós podemos ser cientistas, po-
líticos, técnicos de futebol, críticosmusicais, pois as redes
sociais, com a liberdade que nos proporciona e com o re-
torno oferecido, nos permite a expressão sem filtro. Mas
esta ausência de destino é uma via demão dupla, pois da
mesma forma que ela torna pública a nossa opinião, pro-
movendo emmuitosmomentos umdebate sadio acercade
temas importantes para nossas vidas, em certosmomentos
o uso desenfreado das redes como ferramenta de busca e
emissão de informação pode ser uma verdadeira armadi-
lha, pois um simples erro em checar um dado, em citar
algo/alguém pode ser interpretado de diferentes maneiras
e gerar consequências inimagináveis”, dizPaes.
Confrontando a realidade do jovem atual com os jo-
vens de décadas passadas, como nos anos de 1980, 1990
e até mesmo o início dos anos 2000, quando a juventude
tinhamenos liberdadeou informaçãoparacontestar, épos-
sível enxergar a diferença entre as realidades, principal-
mente no sentido da comunicação, do acesso à tecnologia
e ao estilo e postura social, além da estruturação familiar.
Tendo a consciência de que as ferramentas digitais e tec-
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