CityPenha outubro14 - page 25

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Outubro / 2014 - nº 89
do uso. "Avinda dos adventos tecnológi-
cos é sempre interessante.Oproblema éo
mauuso e a total faltade controlepor par-
te das crianças. Além do limite por parte
dos pais", pondera.
Os benefícios da prática esportiva
na infância são diversos. Só no campo
da saúde corporal podem-se ser citados
o condicionamento físico, a melhor ca-
dência da respiração e da circulação san-
guínea, equilíbrio, fortalecimentos dos
músculos emuitos outros. No âmbito psi-
cológico a atividade física traz vantagens
comprovadas no combate a ansiedade e
depressão, na diminuição do estresse e
da tensão, além de promover o bem-estar,
o prazer e dar motivação, por meio da li-
beração de substâncias específicas pelo
cerébro, como as endorfinas, por exem-
plo. Muitos exercícios funcionam para as
crianças comoum treinoda expressão e comunicação.Os
esportes coletivos ajudamno aprendizadoda importância
do trabalho em equipe.
Não há regras, mas existem atividades mais adequa-
das de acordo com a faixa de idade de cada criança. Até
o primeiro ano de vida o ideal é que se estimule o bebê
por meio de brinquedos que imitem sons, esconder e
encontrar objetos, gesticular e incentivá-lo a imitir. En-
tre o primeiro e o terceiro ano é interessante promover
atividades que incentivem a participação da criança,
comoadança, ocantoeomanuseiodeobjetos.Dos três
aos cinco anos o indicado são brincadeiras que envol-
vamashabilidadesmotorasbásicas, comocorrer, pular,
chutar e saltar; pega-pega é uma brincadeira indicada
para essa idade. Entre cinco e oito anos já podem ser
inseridos os jogos com regras simples e atividades que
exigemhabilidadesmotoras específicas, comoos jogos
com alvo e cooperativos. Dos oito aos 14 anos é omo-
mento em que a criança pode começar a decidir o que
realmente temmais afinidade e já escolhe um esporte
para se especializar - futebol, natação, lutas, vôlei, bas-
quete, ginásticas, tênis, etc.
É importante que os pais e os responsáveis pelas
crianças saibammedir a maneira como conduzir o in-
centivo ao esporte, pois pressionar os filhos para a prá-
tica ou induzi-lo a seguir para um determinado ramo
esportivopode causar repulsa e atémesmo afastá-lodo
meio. "Os esportes podem ser introduzidos desde que
com intenções de desenvolver a criança, e não somen-
te especializá-lo, afim de torná-lo um 'mini-adulto'. Eu
acredito que a partir dos 10 anos seja o momento de
introduzir a competição, mas semmaiores pressões, de
modo que a criança não se canse da vida de esportis-
ta. Inúmeros fatores podem afastá-la, principalmente a
cobrança. O ideal é que entre os 12 e os 14 anos o adoles-
cente já faça as suas escolhas e opções do que pretende
fazer, pois o ele já adquiriuum repertóriomotor, alémdas
relações com a vitória e a derrota, inerentes ao jogo", fi-
naliza oprofessor e coordenador de futsal doCEP -Clube
Esportivo daPenha,AndréRomanoBarroso.
D
estaque
Foto: fitnesskids.wordpress.com/danilofantonio
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