CityPenha abril 2016 - page 27

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Abril / 2016 - nº 107
Renaura Silva Francisconi Pardal
• CRP 35469-7 • Psicóloga
Clínica e Psicopedagoga • Av. Amador Bueno da Veiga, 1.230 cj 1002 •
• 99299-0932 • 2791-4005
S
aúde
O Transtorno de Conduta e
suas consequências
O Transtorno de Conduta á caracterizado por um pa-
drão repetitivo e persistente de conduta antissocial, agres-
sivo e desafiador. Envolve problemas emocionais e com-
portamentais, surge na infância e adolescência.
Violar regras e normas é a característica principal
desse transtorno. O jovem apresenta comportamento an-
tissocial, brigas em excesso, intimidação, crueldade com
animais ou com pessoas, roubo, mentiras, comportamento
desafiador, desobediência grave e persistente e, são auto-
res de bullying no ambiente escolar.
Normalmente, não demonstram arrependimento ou
culpa pelos seus atos e, demonstram baixa tolerância às
frustrações, apresentando explosões de raiva e grande irri-
tabilidade, fatores que resultam em comportamentos vio-
lentos como por exemplo gangues de rua associadas ao
consumo de álcool e drogas.
O Transtorno de Conduta é muito mais comum no
sexo masculino. Há também uma diferença comporta-
mental entre homens e mulheres. Os homens, apresentam
comportamentos como furtos, destruição de patrimônio,
roubo, vandalismo e indisciplina escolar. As mulheres
apresentam mentiras, fugas de casa, prostituição e agres-
são verbal.
Em geral, os comportamentos menos severos tendem a
aparecer primeiro, enquanto outros mais severos, vão apa-
recendo posteriormente. O transtorno pode surgir a partir
dos 5 anos de idade, porém, habitualmente surge ao final
da infância ou adolescência. É muito difícil encontrarmos
o início após os 15 ou 16 anos de idade. O início precoce
estabelece grande probabilidade e risco do transtorno per-
sistir na vida adulta.
Problemas de conduta isolados não satisfazem crité-
rios para o diagnóstico do Transtorno de Conduta, como
por exemplo uma criança ou adolescente agressivo e que
vai mal na escola. Para que seja diagnosticado como trans-
torno de conduta, estes comportamentos devem ser inten-
sos e extremos que representem desvios em comparação
com crianças que apresentem desenvolvimento normal,
comprometendo a vida social do jovem.
Os sintomas que caracterizam o transtorno são:
Ameaça e intimidação, agressão física, utilizar armas e
outros objetos que causem ferimentos, ser cruel com pes-
soas ou com animais, roubar, bullying, comportamento
sexual de risco, delinquência, praticar furto, mentir para
obter vantagens, incendiar (carros, residências, etc.), dor-
mir fora de casa sem permissão (antes dos 13 anos), fugir
de casa por longos períodos, cabular aula, arrombar patri-
mônio alheio, etc. Seu portador não apresenta respeito pe-
los sentimentos alheios, falta-lhe a ‘’boa’’ culpa e remorso
que acompanha as boas pessoas.
As causas do transtorno associam fatores genéticos,
ambientais, culturais, falta de estrutura familiar, histórico
de vida incluindo a gestação.
O tratamento consiste na Psicoterapia Cognitiva
Comportamental, Psicoterapia Familiar e medicação. O
processo vai desenvolver habilidades para resolução de
problemas, alterar o modo de agir e compreensão das
emoções. Existe a possibilidade de mudar o comporta-
mento de crianças com o transtorno e evitar que se tornem
transgressores mais tarde.
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