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Fevereiro / 2015 - nº 93
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Apesar de o carnaval ser comumente associado a
uma criaçãogenuína brasileira, nãopaira nenhuma dúvi-
da que as origensmais remotas acerca do carnaval ocor-
reram naGrécia antiga, quando surgiu a agricultura. Era
uma forma que os homens encontraram para comemorar
a fertilidade e a produtividade do solo. Quando chegou
ao Egito, passou a ser comemorado com danças e can-
torias, em volta de fogueiras, utilizando-se máscaras e
disfarces.
NoBrasil, ganhou raízes fortes e sólidas, tornando-se,
ao lado do futebol, quase um sinônimo de brasilidade e
solidificou-se no aspecto turístico-financeiro no país.
Uma das características das Escolas de Samba é con-
tar uma história que a cada ano temde ser diferente, onde
ter um tema e contar a história dará origem a todas as
outras etapas subseqüentes, até culminar com o desfile
de carnaval.
O enredo, portanto, é o fio condutor da letra e dame-
lodia do samba, e vai orientar a criação e execução dos
trajes, odesenhodos carros alegóricos, aescolhadas cores
e dos efeitos coreográficos e assim por diante.
Como não há metodologia única para a criação dos
enredos carnavalescos, assim, cada pesquisa se debruça
sobre as informações descritas no histórico e/ou na justifi-
cativa de cada enredo.
Cabe lembrar que, para o desenvolvimento de um des-
file de escola de samba, há um fio condutor, uma narrati-
va, um roteiro que conta uma história e um regulamento
rigoroso a seguir:
Algumas informações foram extraídas do regulamento
oficial dosdesfiles carnavalescosparaosgruposdeacesso
e especial da Independente das Escolas de Samba de São
Paulo doravante denominada, LIGA, representada pelo
seuPresidente, oqual designará uma coordenação técnica
de carnaval para gerenciar os trabalhos.
Designada e subordinada à Liga terão a responsabili-
dadedeorganizarosdesfilese seráoelodeentendimentos
diretos com as escolas de samba participantes tendo como
principais atribuições:
Zelar pela ordem do desfile; prestar assistência, visan-
do o bom andamento dos desfiles; acompanhar o recolhi-
mento das notas junto aos jurados; acompanhar o envio
dos malotes contendo as notas dos jurados para o Bata-
lhão da Polícia Militar ou Delegacia da Polícia Civil de
Turismo; fiscalizar e zelar para que as Escolas de Samba
cumpram o presente regulamento;
Controlar o horário de chegada das escolas de samba
na concentração; efetuar a contagem total do número de
componentes de cada escola de samba; efetuar as crono-
metragens, lavrando-se as atas relativas aos atrasos ocor-
ridos no inicio efinal dos desfiles;
A pista para o desfile oficial terá a dimensão de 12
Quaissãoos critériosparacolocação
epontuaçãopara as escolasde samba
1...,24,25,26,27,28,29,30,31,32,33 35,36,37,38,39,40,41,42,43,44,...84
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