CityPenha Janeiro 2017 - page 30

Janeiro / 2017 - nº 116
30
Como transformar o livro em um
ótimo companheiro para as crianças
D
estaque
As férias são um momento especial na vida de todas as
famílias, com descanso, passeios e muita diversão. Aprovei-
tando esse momento, você já pensou em demonstrar aos pe-
quenos o quão divertido podem ser os livros?
Para ajudar a descobrir como transformar um livro em
um ótimo companheiro para as crianças e adultos, veja algu-
mas dicas que farão a magia da leitura compartilhada perma-
necer na família durante todo o ano.
Descubra temas de interesse do pequeno.
É louco por futebol? Tem curiosidade sobre dinossauros?
Gosta de artes? Sonha em ser princesa? Quanto mais você
conhecer o pequeno leitor, mais fácil fica encontrar obras
que ele poderá gostar. Há inúmeras possibilidades de temas,
narrativas e personagens. Para os menores, rimas e poesias
costumam ser bem aceitas, enquanto histórias mais intrigan-
tes são boas pedidas para os que já têm fluência na leitura.
Considere as faixas de desenvolvimento
Embora descobrir interesses seja natural, trabalhar com o
elemento surpresa garante empolgação para ler novas histó-
rias. Existem clubes de leitura que oferecem planos mensais
para os pequenos receberem livros cuidadosamente selecio-
nados para cada faixa do desenvolvimento. A seleção é feita
por uma equipe de especialistas que conta com psicólogos e
pedagogos e vem acompanhada de uma cartinha pedagógica
com dicas de leitura.
Reserve um tempo para lerem juntos
Criança gosta de atenção. Sentar para ler um livro é uma
oportunidade de toque, carinho, conversa, e é também um
momento de troca de opiniões, de muitas perguntas e de al-
gumas respostas. De todas as maneiras, há um elo invisível
que mantém unidos aqueles que compartilham seus senti-
mentos e ideias inspirados por uma obra literária.
Faça um cantinho de leitura em sua casa
Ofereça também a oportunidade de seu pequeno ter au-
tonomia para escolher e ler seus livrinhos. Prateleiras baixas
deixam os livros disponíveis as mãozinhas curiosas. Deixe
que seu pequeno manuseie, sinta e toque os livros. Almofa-
das, travesseiros e tapetes deixam o chão aconchegante para
se espalhar entre histórias e aventuras.
Façam juntos o próprio livro!
Estimule seu pequeno a imaginar, criar, escrever e ilus-
trar as próprias histórias. Materiais simples como papel, lá-
pis, tintas e canetinhas garantem diversão e uma obra exclu-
siva. Ainda é possível incrementar com gravuras, texturas e
armarinhos. Depois, é só pedir uma dedicatória e colocar o
livro na estante.
Registre o momento
Produza com a criança materiais que personalizem o mo-
mento da leitura. Isso pode incluir a criação e confecção de
marca-páginas, de um livro de resenhas ou ilustrações e até
mesmo um espaço para encenação das obras. Quanto mais
ideias e envolvimento, melhor.
Faça passeios literários
Leve a criança para passear em livrarias e bibliotecas. As
livrarias costumam ter espaços pensados para acomodar os
pequenos e os adultos. Já as bibliotecas municipais podem
oferecer gratuitamente um acervo diferenciado que ajuda
ainda mais os pequenos a se familiarizarem com os livros.
Explore a leitura
Saia em busca de formas para explorar a leitura. Leu um
texto informativo? A internet pode ter algum dado positivo a
acrescentar. O texto era sensível? Que tal produzir uma ilus-
tração, um desenho ou um poema sobre a história? É uma via
de mão dupla em que tanto os elementos cotidianos podem
direcionar a literatura quanto as histórias podem inspirar mo-
vimentos na vida real.
Estimule a criatividade antes, durante e depois
Ao iniciar a leitura, faça perguntas sobre a obra. Instigue
a curiosidade, deixando a criança manusear o livro antes da
leitura. Depois, observe as reações a cada página virada. For-
mule perguntas sobre as personagens, sobre o enredo, veja
se seu pequeno tem outras sugestões de desfecho. Depois
da leitura, ajude a criança a construir sentido para o que foi
lido e auxilie a compreensão. Também vale contar sobre o
autor e o ilustrador. No geral, as crianças gostam de ter uma
referência mais concreta sobre quem pensou ou participou
do desenvolvimento daquela história.
Seja exemplo
Estimule em casa o hábito da leitura criando oportunidades
para que os pequenos leiam. Famílias de pais leitores tendem
a oferecer um ambiente mais propício à leitura. Leia também
e mostre que a leitura pode ser prazerosa, comentando sobre
os livros que tem lido. Adapte suas opiniões à idade e conte
sobre seus autores e obras preferidos. Deixe claro que, embora
necessário, ler é um prazer que pode ser compartilhado.
por Gabriella Manzano
1...,20,21,22,23,24,25,26,27,28,29 31,32,33,34,35,36,37,38,39,40,...52
Powered by FlippingBook