citypenha Julho 86 - page 14

Julho / 2014 - nº 86
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Bonsesimplesgestos
quer dizer cidadania
ACopaveioparanos ensinarmuito!Não sódepolítica,
democracia, hospitalidade,mas tambémcomoatitudessim-
ples de cadaumpodem fazer adiferença e impactar todos.
O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássi-
ca, sendousado entãopara designar os direitos relativos ao
cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali par-
ticipava ativamentedos negócios edas decisões políticas.
Hoje o conceitomudou um pouco, os direitos e deve-
res de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez
que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o
outro exerça também seus direitos.
É tão amplo que falaremos apenas um pouco sobre:
Deveres do cidadão
• Votar para escolher os governantes;
• Cumprir as leis;
• Educar e proteger seus semelhantes;
• Proteger a natureza;
• Proteger o patrimônio público e social doPaís.
Direitos do cidadão
• Direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previ-
dência social, lazer, entre outros;
• O cidadão é livre para escrever e dizer o que pensa,
mas precisa assinar o que disse e escreveu;
• Todos são respeitados na sua fé, no seu pensamento
e na sua ação na cidade;
• O cidadão é livre para praticar qualquer trabalho,
ofício ou profissão,mas a lei pode pedir estudo e diploma
para isso;
• Sóoautordeumaobra temodireitodeusá-la, publicá-
-lae tirar cópia, eessedireitopassaparaos seusherdeiros;
• Em tempo de paz, qualquer pessoa pode ir de uma
cidade para outra, ficar ou sair do país, obedecendo a lei
feita para isso.
Apesar de muitos conhecerem estes conceitos, vimos
que nos últimos anos um aumento na dificuldade deman-
ter a qualidade de vida da população mundial, que vem
enfrentando principalmente problemas ambientais graves
e de difícil solução.
Emboraalgumasatitudesdemanutençãodessaqualida-
de de vida dependam do poder público, namaioria das ve-
zeshádescuidoporpartedaspessoas, queemgeral omitem
sua responsabilidade sobre adegradação ambiental.
Emboraaconscientizaçãonão sedêapenasdizendo-se
oque é certoou errado atravésde cartazes, filmes edados,
precisamos ter o acesso à informação que possibilita as
mudanças de comportamento vol-
tadas para ação saudável visando o
bem da coletividade.
O desafio é o de elaborar uma
educação ambiental inovadora que
seja crítica e voltada para a trans-
formação social, buscando em seu
conteúdo relacionar os diversos ní-
veisdohomem– social, econômico,
político e afetivo.
Assim, para administrar os ris-
cos ambientais existe a necessida-
de de iniciativas com o objetivo
de ampliar a participação das pes-
soas no processo de preservação
e um aumento no nível de cons-
ciência ambiental, uma mudança
de comportamento com relação à
concepção e às práticas relaciona-
das ao lixo.
D
estaque
foto:HassanAmmar /APPhoto
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