CityPenha novembro 2014 - page 24

Novembro / 2014 - nº 90
24
Qual o maior veículo de comunicação de todos
os tempos?
Facilmente, conseguimos responder aestapergun-
ta e sem precisar de cliques!
A internet (Internetwork system- sistema de in-
terconexão comunicativa), trouxe uma nova Era à
maneira de se relacionar, de negociar, à educação
e tudo à sua volta, influencia avassaladoramente a
vida de milhões de pessoas no mundo direta ou in-
diretamente.
A internet é hoje grandemural de cultura, política,
protestos, comercialização, umveículode informação
livre, podendo representar uma ameaça a poderes ou
até mesmo um desmanche ideológico. Pois a comu-
nicação e a publicação de informação na internet não
possui nenhuma entidade regulamentadora, estando
seus serviços ao dispor de todos, que em suamaioria
são osmais jovens, sem qualquer tipo de restrição ou
controle.
A internet na educação escolar vem revolucionan-
do a pesquisa nas escolas, de modo que o professor
sente-se na obrigação de desbravar mais esta ferra-
menta revolucionária para todos os campos e os des-
conectados desta realidade padecem de cegueira tec-
nológica e estão fadados ao ostracismo.
O professor moderno, tem página na rede com
material das aulas à disposição dos alunos.Apesqui-
sa bibliográfica, antes monopólio da biblioteca física
das universidades, hoje é, em segundos, realizada na
Internet em vetores de pesquisa a exemplo doGoogle
e do Cadê. Nos países periféricos como o Brasil, a
rede é uma ferramenta de pesquisa ainda mais valio-
sa, porque reúne ao mesmo tempo material, críticas
livres ao conteúdo pesquisado, artigos, resenhas, pa-
receres, monografias, dissertações e teses sobre o as-
sunto, sem falar nabibliografia, tudo isto adisposição
em apenas alguns cliques.
Toda a facilidade de acesso à informação, trazida
pela redemundial de computadores, exige que o alu-
no ou o usuário selecione o conteúdo a ser visualiza-
dopor ele. Esta seleçãode conteúdos não é abordada,
ensina-se a usar a ferramenta, mas os resultados des-
ta utilização não são questionados nem criticamente
analisados. Sendo necessário, que o ensino funda-
mental e médio discuta acerca da pesquisa à Internet
sejammais incisivas e visem, sobretudo, incitar um
comportamento ético. Não pode ser preocupação do
educador apenasproibir a cópiaouplágiodos tra-
balhos disponíveis na rede, mas criar no aluno
um senso de que precisa elaborar seu próprio
trabalho escolar e disponibilizá-lo também,
pois é vital para o desenvolvimento da ciên-
cia ou temas pesquisados.
Não se pode negar que a internet revolucionou
o sistema educacional, demonstrando a ineficiência
de modelos de ensino retrógrados e ineficientes,
rompendo novos paradigmas, tornando-se um pa-
radoxo educacional que exige pesquisa e análise.
Cabendo a todos nós, rediscutir o papel da in-
ternet no ensino, fomentado seuuso emancipa-
tório, alavancando a democracia
e a inserção social.
Marcela Viviany Fujihara
• Pedagoga, Especialista em
GestãoEscolar
D
estaque
Internet xEducação:
Estamos preparados para
estanova Era?
1...,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23 25,26,27,28,29,30,31,32,33,34,...100
Powered by FlippingBook