CityPenha setembro2015 - page 24

Setembro / 2015 - nº 100
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da uma das barras na posição vertical e deslocando-se a
outra barra no sentido do declive. A diferença de leitura
entre as fitas graduadas das barras corresponde ao espa-
çamento vertical entre os dois pontos. A seguir procede-se
com o cálculo da declividade.
Agradecemos todos pela brilhante participação e en-
volvimento ao longo da Olimpíada.
D
estaque
Alunos são destaque
em Olimpíada
Alunos das terceiras séries do Ensino Médio dos Co-
légios Vicentinos participaram da 1ª Olimpíada Brasileira
de Cartografia. Das 604 equipes inscritas, apenas 200 fo-
ram classificadas para a segunda etapa e, entre elas, estão
as equipes dos Colégios Santo
Antônio de Lisboa e São Vi-
cente de Paulo – Penha, ambos
de São Paulo-SP e do Colégio
Francisco Telles, de Jundiaí-
-SP. As equipes são formadas
por grupos de quatro alunos,
sob a orientação de um profes-
sor. Nos colégios de São Pau-
lo, a orientação das equipes fi-
cou sob a responsabilidade da
professora Fernanda Velloso
e do professor Gustavo Cruz
Fernandes. Em Jundiaí, o res-
ponsável foi o professor André
Luiz da Conceição.
Na primeira etapa, as
equipes dos três colégios ti-
veram ótimo desempenho,
pois todas obtiveram pontuação acima de 90.
Na segunda etapa, os alunos foram desafiados a de-
senvolver um instrumento cartográfico e um mapa que
representasse o colégio. A equipe do Colégio São Vicente
de Paulo - Penha, formada pela aluna Ana Paula de Oli-
veira Veiga Fagundes e pelos alunos André Luiz Teixeira
Locateli, Eduardo Balardini Abrantes Filho e Isaac Bastos
Penha Moreira, sob a orientação da professora Fernanda
Mangabeira Fialho Velloso, mapearam o entorno do co-
légio, dando destaque para as cotas altimétricas do bairro
da Penha e a importância das mesmas para a escolha da
construção das três igrejas próximas ao colégio.
Esse processo investigativo da história do bairro con-
tribuiu significativamente para o aprendizado dos alunos
que descobriram, por exemplo, que uma das igrejas mape-
adas, contrariando as outras, não tem sua entrada voltada
para a Sé devido ao seu contexto histórico, pois foi assim
construída pelos escravos como forma de protesto.
A fim de confirmar as declividades do bairro, a equi-
pe desenvolveu um instrumento para medir a inclinação
Colégio São Vicente de Paulo
• Praça Nossa Senhora da Penha, 161
Penha • 2090-1400 •
do terreno que denominaram de “nível de artesanal”, pois
utilizaram basicamente ripas de madeira, fitas métricas e
uma mangueira. Basicamente a declividade é determina-
da, partindo-se do ponto de maior declive, onde é coloca-
Equipe do colégio São Vicente de Paulo - Penha.
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