CityPenha setembro2015 - page 52

Setembro / 2015 - nº 100
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Coronel Camilo lança Frente Parlamentar
em defesa da Família e da Cidadania
D
estaque
No dia 14 de agosto foi lançada na Assembleia Legislati-
va de São Paulo a Frente Parlamentar da Família, Cidadania
e Cultura. O Deputado Estadual Coronel Camilo, idealizador
da iniciativa, pretende criar debates para organizar medidas
que resgatem valores éticos e morais e ainda mantenham as
tradições da família na sociedade. O evento foi realizado em
conjunto com a Sessão Solene em homenagem ao Programa
Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PRO-
ERD) – desenvolvido nas escolas.
“Um dos maiores problemas que enfrentamos hoje é o uso
de drogas entre os jovens e a perda do respeito aos valores,
tradições e autoridade familiar”, afirmou Coronel Camilo, que
parabenizou o trabalho de 22 anos do PROERD na prevenção
ao uso de drogas em São Paulo, enfatizando que o programa
será o foco de atuação da Frente Parlamentar. “Sem conceitos
básicos de cidadania, ordem e moralidade, o indivíduo fica
sem rumo e, muitas vezes, parte para o crime”, complementa
Camilo, que também preside a Frente Parlamentar de Segu-
rança Pública na ALESP desde abril.
O Professor Doutor Paulo Nathanael Pereira de Souza,
membro da Academia Brasileira de Educação, foi um dos par-
ticipantes e falou sobre a ‘nova’ Polícia Militar, que atua não
apenas na repressão de crimes, mas também na prevenção de
delitos. Neste sentido, o professor comenta a importância da
construção de um cidadão vinculado às diretrizes da família,
como base da prevenção à criminalidade.
“Precisamos resgatar o conceito do indivíduo que tem
‘berço’, não no sentido da riqueza, mas no sentido dos valo-
res e princípios ensinados e transmitidos na raiz da família”,
afirma. “A família é a base do comportamento moral e ético
do indivíduo e da compreensão dos seus direitos e deveres”,
completa ele. Paulo Nathanael, que também é membro da
Academia Paulista de Letras, acredita que uma nova cultura
de massa propaga a ideia da destruição da família como forma
de atingir o progresso, distorcendo o conceito colaborativo e
estabilizador do núcleo familiar. "Há um total vazio na vida
doméstica", pondera.
Entre os aspectos colocados em debate no lançamento
da Frente, foi questionado até que ponto os pais ainda sabem
educar seus filhos e qual o papel da escola neste processo. Os
membros acreditam que estes fatores têm uma influência dire-
ta na estabilidade social do País. Entre as críticas, destaca-se a
preocupante atual geração de jovens, conhecida, nas palavras
do Professor Nathanael, como “nem-nem” (nem estuda, nem
trabalha), que prolongam a ‘infância’, deixando de assumir
suas responsabilidades como cidadão adulto.
A Frente, que será composta por outros 20 deputados da
Casa, irá propor também projetos de lei voltados para a in-
clusão de temas relativos à família e cidadania nos currículos
escolares da educação básica, sempre visando o bem estar da
criança e do adolescente. Também está prevista entre as ativi-
dades do grupo a elaboração de palestras e seminários sobre
família, ética e moral, além do fortalecimento do PROERD.
Presença na Frente
Entre as autoridades que estiveram na mesa de abertura
destacam-se os deputados Itamar Borges e Coronel Telhada,
Coronel Kenji Konishi, Diretor da Polícia Comunitária e de
Direitos Humanos da Polícia Militar e Coordenador Estadu-
al do PROERD, Coronel Júlio Antônio de Freitas Gonçalves,
Superintendente da Cruz Azul, Ruy Martins Altenfelder Silva,
Presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas e Presi-
dente Emérito do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE
São Paulo, além do Professor Doutor Paulo Nathanael Pereira
de Souza, membro da Academia Brasileira de Educação.
Na plateia, prestigiaram a solenidade os professores esta-
duais e municipais, acadêmicos, juristas, lideranças religiosas
e comunitárias, policiais militares e crianças entre 9 e 10 anos
- a maioria das escolas EMEF João Carlos da Silva Borges e
Colégio da PM - Unidade Penha.
A Frente Parlamentar de Família, Cidadania e Cultura tem
como objetivos:
I – Evidenciar a importância da família como célula base
da sociedade;
II – Entender a família como a primeira escola, onde se
forjam o caráter e a dignidade da pessoa humana;
III – Promover ações para estimular a convivência harmô-
nica e responsável entre as pessoas;
IV – Promover, principalmente entre as crianças e os ado-
lescentes, os valores éticos, morais e espirituais que regem a
vida em sociedade;
V –Alavancar políticas públicas, voltadas para o fortaleci-
mento dos princípios familiares, cívicos e culturais.
Para participar, o cidadão pode propor temas para debate,
encaminhar projetos que cooperem com o aprimoramento do
conceito de família, a importância do professor e a conscien-
tização da cidadania; e na edição de leis que ampliem a sensa-
ção de pertencimento e engajamento comunitário do cidadão.
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