CityPenha Fevereiro 2015 - page 12

Fevereiro / 2015 - nº 93
12
hora de estrear omaterial novo. Tente providenciar a
compra antes do início das aulas;
Mostreoquehádebomna escola
:Aestratégia é
importante, principalmente para as crianças que nun-
ca estudaram e para aquelas que precisaram mudar
de escola;
Reforce as amizades:
Lembre que a escola é um
local onde seu filho conhece outras crianças e faz no-
vos amigos e é omomento ideal paramatar as sauda-
des dos amiguinhos que reencontrara e rever as que-
ridas professoras;
Dê exemplos,mostrandoque toda criança vai à
escola
: Isso ajuda a romper com a ideia de que escola
é sinônimo de castigo. Incentive a criança a aprender,
explicando que também passou pela mesma fase que
ela se encontra, e ressalte que atividades como ler e
realizar a lição de casa é o começo para ter uma vida
bem sucedida;
Faledas atividades lúdicas
:Tintas, pincéis,mas-
sinhademodelar e lápis de cores atraemmuito a aten-
ção da criança. Comente com seu filho as atividades
que ele realizará com prazer.
Ensinar e aprender estão sendo desafiados como
nunca antes o fora. Há informações demais, múltiplas
fontes, visões diferentes demundo. Educar hoje émais
complexo porque a sociedade também émais comple-
xa e também o são as competências necessárias.
Uma das reclamações generalizadas de escolas e
universidades é de que os alunos não aguentammais
nossa forma de dar aula. Os alunos reclamam do té-
dio de ficar ouvindo um professor falando na frente
por horas, da rigidez dos horários, da distância entre
o conteúdo das aulas e a vida.
Antes o professor se restringia ao espaço da sala de
aula.Agora precisa aprender a gerenciar também ativi-
dadesàdistância, visitas técnicas, orientaçãodeprojetos
e tudo isso fazendo parte da carga horária da sua dis-
ciplina, flexibilizando o tempo de estada em aula e in-
crementandooutros espaços e temposdeaprendizagem.
Na escola, os professores...
Criarem atividades agradáveis e prazerosas
:
Algo que possa ter continuidade em casa, junto dos
pais quando forem pequenos;
Pré-estabelecer atividades para o dia seguinte
:
Isso transmite a idéia de “continuidade” e, destemodo,
ascriançasficamestimuladasavoltarparaasaladeaula;
Pedir para os alunos trazerem um jogo
ou uma
foto daquilo que fizeram nas férias, assim, sentirá
vontade de contar as novidades para os colegas;
Cida Lopes
• Gestora/Produtora de Eventos/Docente – MBA em
Hospitalidade •
D
estaque
Voltar à dinâmica das aulas aos poucos
, para
dar a sensação de segurança à criança.
Os jogos atraentes
Jogar não é estudar nem trabalhar, porque jogan-
do, a aluno aprende, sobretudo, a conhecer e compre-
ender omundo social que o rodeia.
Afirmava-se que através do brinquedo a criança
aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre
para determinar suas próprias ações, estimulando a
curiosidade e a autoconfiança, proporcionandodesen-
volvimentoda linguagem, dopensamento, da concen-
tração e da atenção.
Neste sentido verificamos que há três aspectos que
por si só justificam a incorporação do jogo nas aulas.
São estes:
o caráter lúdico, odesenvolvimentode téc-
nicas intelectuais ea formaçãode relações sociais
.
Devemosutilizá-losnãocomo instrumentos recre-
ativos na aprendizagem, mas como facilitadores, co-
laborando para trabalhar os bloqueios que os alunos
apresentam em relação a alguns conteúdos.
Os jogos trabalhados em sala de aula devem ter
regras, sendo classificados em três tipos:
Jogos estratégicos
: Onde são trabalhadas as habi-
lidades que compõem o raciocínio lógico. Com eles,
os alunos lêem as regras e buscam caminhos para atin-
girem o objetivofinal, utilizando estratégias para isso.
Jogos de treinamento
: Os quais são utilizados
quando o professor percebe que alguns alunos pre-
cisam de reforço num determinado conteúdo e quer
substituir as cansativas listas de exercícios.
Jogos geométricos
: Que têm como objetivo de-
senvolver a habilidade de observação e o pensamento
lógico. Com eles conseguimos trabalhar figuras geo-
métricas, semelhança defiguras, ângulos e polígonos.
As regras e os procedimentos devem ser apresen-
tados aos jogadores antes da partida e preestabelecer
os limites e possibilidades de ação de cada jogador.A
responsabilidade de cumprir normas e zelar pelo seu
cumprimento encoraja o desenvolvimento da iniciati-
va, da mente alerta e da confiança em dizer honesta-
mente o que pensa.
Muitos ouvimos falar em vincular teoria à prática,
utilizar dinâmicas e entretenimento como recurso di-
dático é uma chance que temos de fazê-lo.
São recursos interessantes e eficientes, que auxi-
liam os alunos a se sentiremmais interessados emo-
tivados sobre os assuntos em questões.
1...,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11 13,14,15,16,17,18,19,20,21,22,...84
Powered by FlippingBook