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Fevereiro / 2015 - nº 93
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estaque
Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões
também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao
aluno, pois a troca de vivências é grande. "É importante
que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiên-
cias", explica Fernanda Flores, coordenadora pedagógica
daEscola daVila, deSãoPaulo.
Enumeramos aqui 8 razões para você sempre marcar
presençanessesencontrose tiraromáximoproveitodeles.
1. Conhecer a escola a fundo
Na reuniãodepais emestres, tem-seaoportunidadede
aprofundarosconhecimentos sobreapropostapedagógica
e ametodologiade ensinoda escolaonde seufilho estuda.
Mesmoquevocê já tenha refletido sobreesses aspectosno
momento da escolha da escola, é interessante se atualizar
de tempose tempose repensar, nessasocasiões, seaqueles
ideais apresentados pela escola são mesmo compatíveis
com os de sua família. Você pode, por exemplo, ter con-
cordado de início com o fato de os professores passarem
longos deveres de casa todos os dias. Mas, com o tempo,
ao ver seu filho sempre atolado em lições e sem tempo
para outras atividades, você pode passar a questionar essa
atitude e ametodologia da qual ela faz parte. Nesse caso,
é provável que, na reunião, coordenadores e professores
expliquem por que, para aquela instituição, as tarefas diá-
rias são consideradas tão importantes. "Nas reuniões, ex-
pomos aos pais a nossa proposta", sintetizaCarmenSilvia
Galluzzi, psicóloga educacional do Colégio Oemar, de
SãoPaulo, eprofessoradoCentroUniversitárioAssunção
(Unifai), também da capital paulista.
2.Acompanhar o aprendizado
Ponto alto nas reuniões, o processo de aprendizado
das crianças costuma ser discutido para que os pais pos-
sam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos, ou,
no mínimo, ter referências sobre a fase da criança ("Ela
já devia estar lendo?", "E escrevendo?"). É também um
momento propício para tirar dúvidas que surgem no am-
biente doméstico, principalmente sobre as tarefas que são
solicitadas aos alunos. "Posso ajudar meu filho no dever
de casa?", "Por que é importante que ele faça todas as ta-
refas?", "Ele precisa estudar todo dia?".
É fundamental que pais e professores sintonizem suas
cobranças e seus discursos. "Isso evitaque a criança tenha
conflitos", explica Isa Stoeber, referindo-se às situações
em que os pais, por exemplo, cobram outros afazeres das
crianças (como cursos extracurriculares), em detrimento
do dever de casa. "É prejudicial quando os pais cobram
uma coisa e a escola outra, porque a criança acaba se sen-
tindo sempre em falta com alguém", conclui Isa, que tam-
bém é terapeuta de família.
3. Esclarecer dúvidas de interesse geral
"Será que a escola não está aplicando muitos traba-
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