CityPenha novembro 2014 - page 58

Novembro / 2014 - nº 90
58
O
pinião
AEscolaque
queremos...
Quando se aproxima o momento da escolha da es-
cola para os filhos, surge ummisto de preocupação e
ansiedade. Como escolher e qual seria a instituição que
melhor preenche as expectativas para que os filhos re-
cebam uma educação de qualidade que desenvolva o
gostopelo saber, priorizandoa formaçãodocidadãoéti-
co, global, responsável, crítico, autônomoepreocupado
com as questões sociais?
Muitas vezes começa uma procura incansável pela
escola ideal, o que, na verdade, está longe de existir,
levando-se em conta que a escola é responsável apenas
porumaparteda formaçãodo sujeito, cabendoà família
e seus valores, a maior parte. Portanto, os pais nessa
ocasiãodevem refletir e considerar alguns aspectos que
possam levar auma escolhaque contemplequestões in-
dispensáveis como: visita a várias escolas previamente
agendadas com tempo e, se possível, em horários dife-
rentes, conhecimento do projeto pedagógico, material
didático utilizado, sistema de avaliação, qualificação
dos professores e coordenadores, número de alunos
por classe, funcionamento da instituição, horários, re-
cursos tecnológicos disponíveis, prédio e instalações,
condições de segurança, ambientes diferenciados que
estimulem a aprendizagem, referências de outros pais
e a proximidade entre a escola e a residência. Tais
aspectos favorecem a compreensão do espaço pelo
futuro aluno e o contatomais frequente entre família
e escola.
Após a escolha, concretizada a matrícula e iní-
cio das aulas, a família deverá estar sempre atenta ao
comportamento do filho e observar se estámotivado,
disposto a realizar as atividades propostas, se ele se
relaciona bem com colegas e, caso seja detectada al-
guma dificuldade, procurar a direção, coordenação,
docentes e orientadores para fortalecer a relação de
confiança entre todos, objetivando um acompanha-
mento mais efetivo no processo ensino-aprendiza-
gem.Além disso, é importante observar que o futuro
estudante já trazconsigoconhecimentoevivênciaque
precisam ser considerados, e para isso, é necessário
que os pais fiquem atentos à maneira como a escola
acolhe e respeita o tempo de aprendizagem.
É indispensável também que se vincule o sucesso
escolar com o perfil do educando e a proposta apre-
sentada, pois pode ocorrer incompatibilidade entre o
que os pais julgam ideal e o significado da aprendiza-
gem para o aluno.
Vale lembrar que esses cuidados são importantes
para educandos de todas as idades.
Neide Maria Maschio e Márcia Cristina Sant `Anna
Canzi •
Docentes do programaAprendizagem doSenacPenha.
Paulo Freire
“Nãohá sabermais ou saber
menos: Há saberes diferentes.”
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