CityPenha novembro2015 - page 50

Novembro / 2015 - nº 102
50
D
estaque
Colégio São Vicente de Paulo - Penha
Um olhar especial para a Alfabetização
“O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a
participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem
se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende
pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz
conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsa-
bilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes
linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito
inalienável de todos...”
(Parâmetros Curriculares Nacionais)
Refletindo sobre o que nos pede os Parâmetros Curricu-
lares Nacionais, podemos concluir que a alfabetização é uma
aquisição fundamental para o ser humano, e que a escola deve
desempenhar seu papel com muita responsabilidade nesse
momento. Se a escrita e a fala não forem tratadas adequada-
mente no momento da alfabetização, a criança encontrará sé-
rias dificuldades para lidar com a leitura, comprometendo toda
a sua vida escolar.
Processos mecânicos, ou outros que esperam a criança des-
cobrir por ela mesma como se escrevem as palavras, não levam
em conta todo o estudo da língua. Dessa forma, a criança apren-
de a escrever a língua falada sem fazer análises, apenas decifra
códigos, sendo alfabetizada de maneira falha e incompleta.
Por essa razão, a direção dos Colégios Vicentinos optou
pela alfabetização por meio do método fônico, que leva em
consideração a língua como um todo. Ao ensiná-la, é preciso
estar atento a todos os aspectos linguísticos, isto é, a criança
precisa estudar a língua falada percebendo os sons (fonética),
a função dos sons (fonologia), a estrutura e formação das pa-
lavras (morfologia), a construção lógica do pensamento (sin-
taxe), o estudo dos significados das palavras no texto (semân-
Colégio São Vicente de Paulo
• Praça Nossa Senhora da Penha, 161
Penha • 2090-1400 •
tica), o estudo de como um texto pode se apresentar (análise
do discurso).
A fonética estuda os sons da fala, preocupando-se com os
mecanismos de produção e audição, procura analisar e descre-
ver a fala das pessoas da maneira como ela ocorre nas mais
variadas situações de vida. A criança em fase de alfabetização
já é capaz de entender e falar a Língua Portuguesa. O método
fônico respeita as experiências da criança e sistematiza-as.
E justamente por saber que o método fônico é o mais com-
pleto e eficaz, os Especialistas emAlfabetização dos Colégios
Vicentinos, autores do material didático editado pela Editora
Vicentinos, criaram estratégias diferenciadas, lúdicas e ino-
vadoras para despertar nos alunos dos primeiros anos todo o
interesse em aprender a ler, a escrever e a entender de forma
plena a língua falada.
Os resultados obtidos são comprovados:
• processo de alfabetização em menor tempo e com maior
qualidade;
• leitura mais dinâmica, com maior fluidez e entendimen-
to do que lê;
• diminuição de erros ortográficos na escrita;
• redações mais criativas, com maior coerência e coesão.
A alfabetização é uma aprendizagem importantíssima e
deve ser ensinada com muita responsabilidade e competência.
Venha conhecer o nosso método e o nosso material!!!
Venha fazer parte dessa família de sucesso!!!
Publieditorial
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