CityPenha outubro14 - page 37

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Outubro / 2014 - nº 89
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estaque
tasias das brincadeiras e expressam-se commais facilidade
tanto verbal quanto físicamente, características desta fase.
Mas oque é obrincar?
Brincar é a primeira linguagem da criança, é criar, ima-
ginar, interagir com o outro, é rir, pular, vibrar, contagiar,
chorar, sentir medo, reclamar e entristecer-se, faz parte do
processo de aprendizagem, e através das atividades lúdicas
elas exploramo seumundo interior, imitam aspectos davida
adulta para compreendê-la, fazendo comque o conhecimen-
to aconteça de forma prazerosa, facilitando seu processo de
socialização, comunicação e a construção de pensamentos.
É na brincadeira que os sentimentos, emoções e atitudes
irão se manifestar de forma natural, permitindo assim um
desenvolvimento físico, mental, emocional e social; não só
desenvolve o ladomotor da criança, como promove proces-
sos de descoberta domundo.
Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algu-
mas capacidades fundamentais para o desenvolvimento da
identidade e da autonomia, tais como a atenção, a imitação,
a memória, a imaginação. Amadurecem também por meio
da interação, dautilização e experimentaçãode regras epa-
péis sociais.
Abrincadeira livre estimula a capacidade individual da
criança, de acordo com a sua maturidade, faz com que ela
busque oporquê das coisas, é omomentode descobertas,
exploraremo espaçoque ela está inserida.Obrincar livre
leva a criança a se desenvolver socialmente por meio da
interação.
Noprimeiromomento, acriançabrinca sozinha, repre-
sentando vários papéis, dando vida aos objetos, atribuin-
do-lhes sensações e emoções. Aos poucos ela começa a
sentir necessidade de interagir com as outras crianças e a
partir disto, abrincadeira começa a se tornarmais comple-
xa para o aprendizado de colaboração, paciência, genero-
sidade, compartilhar brinquedos e ideias sapecas, obtendo
um resultadoque émais divertido estar juntos, dividir san-
duíches, brinquedos e companhias.
Como um ponto de partida proporcionando uma troca
de conhecimento entre eles, tendo a capacidade de organi-
zar seu pensamento, o nível de concentração, e se dentro
das regras impostas consegue resolver situações proble-
mas.Com isto estarádesenvolvendo seu raciocínio lógico,
amemorização e a capacidade de observação.
Os objetivos indiretos que a brincadeira de jogos pode
propiciar, segundoPasserino (1998), são:
• Memória (visual, auditiva, cinestésica);
• Orientação temporal e espacial (em duas e três di-
mensões);
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