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Setembro / 2016 - nº 112
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João Jorge visita a redação
D
estaque
João Jorge, gestor de Mobilidade Urbana, que trabalha há mui-
tos anos para melhorar o transporte público e o trânsito na cidade
de São Paulo, falou um pouco sobre suas propostas para a cidade.
CityPenha:
O foco de sua campanha é a mobilidade urbana?
João Jorge:
Uma cidade como São Paulo com 11 milhões de ha-
bitantes tem inúmeras prioridades, mas eu trabalho, estudo e viajo
o mundo para acompanhar a mobilidade urbana. Em especial o
transporte sobre pneus, que a qualidade está muito complicada em
São Paulo. Eu fui para Curitiba onde eles têm o melhor transporte
público do país, mas lá tem 1 milhão de habitantes, então fomos
para Bogotá, que tem 8 milhões. Lá eles fizeram um sistema cha-
mado Transmilenio com corredores de ônibus, os famosos BRT’s
(
Bus Rapid Transit
). Um corredor grande, reto. Aqui você poderia
vir da Praça da Sé até Guaianases com BRT concorrendo com o
metrô. Ele não vai andar a 70 km/h direto, mas tem uma velocida-
de muito maior do que os ônibus que hoje andam a 15, 16 km/h.
CityPenha:
Como você vê a questão das multas de trânsito?
João Jorge:
O prefeito Haddad preferiu investir na mobilidade
urbana punindo os motoristas de carro. O prefeito Haddad e o PT
não gostam de quem tem carro. Eles colocaram a velocidade na
Marginal Tietê em 50 km por hora e infestaram de radar. Criou-se
a indústria da multa. Nosso objetivo é fazer as marginais volta-
rem a velocidade de antes e
rever as velocidades de algumas avenidas como a Jacu-Pêssego
e a Radial Leste.
CityPenha:
Isso é necessário para a redução de acidentes?
João Jorge:
Existe uma queda histórica de acidentes, ano após
ano, há 20 anos. Nos últimos anos, commais educação no trânsito,
isso vem diminuindo ainda mais. Diminuindo a velocidade você
acentua a queda histórica, assim como a crise econômica que tira o
carro da rua. Agora em cidades como Houston, no Texas, a opção é
mexer no sistema viário para melhorar o trânsito, com mais tuneis,
mais pontes, mais viadutos.
CityPenha:
Então é necessário um conjunto de ações?
João Jorge:
Para a mobilidade urbana tem que melhorar o sis-
tema viário e melhorar o transporte público, com uma boa inte-
gração entre trens, ônibus e metrôs, assim as pessoas vão migrar
naturalmente do carro para o transporte público. Falando em mo-
bilidade também é preciso fazer a revisão das ciclovias. As atuais,
da gestão do PT, são consideradas as mais caras do mundo, ao
custo de 650 mil reais o km. E o pior é que em vários locais ela
foi feita onde não passa bicicleta e nesse caso só irrita o morador
e mata o comércio local. Tudo isso tem que ser revisto principal-
mente se meu prefeito, João Doria, for vencedor.
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