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Agosto / 2014 - nº 87
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aços de alta tensão e a precisão do acabamento. Há também
o 1.4Attraction por R$ 99.900, que adiciona as borboletas e
o som potente commais conexões.Apesar da falta doGPS,
estaversãoatendecom sobrasaqualquer consumidorde sedã
médio dasmarcas nacionais. E se quiser “corrigir” estes de-
talhes, háopcionaiscomo teto-solar elétrico, bancosdecouro
e sensor de estacionamento, por R$ 10.000. Para ter o nave-
gador GPS é necessário adicionar o oRádioMMI Plus com
sistemadenavegação, porR$9.900.Bom,masaíoA3Sedan
volta a ter preçopremium.
Na rodovia, nem é preciso acelerar muito para ganhar
velocidade.Asensaçãodurante todoo trajetoédequeocarro
parece ter mais potência. Segundo a Audi, a aceleração de
0 a 100 km/h é feita em 9,4 segundos, uma belamarca para
meros 122 cavalos. Contribui tambémpara este desempenho
o (baixo) pesode 1.215kg, resultadodousodo alumínio em
algumas partes da carroceria. Graças também à sua aerodi-
nâmica eficiente (Cxde0,29), onível de ruído ébaixíssimo.
Com o carro cheio, a única consideração a fazer seria
numa ultrapassagem em subida, mas graças ao bom torque
isso é feito com tranquilidade, reduzindo asmarchas. Na es-
trada, a velocidade de cruzeiro pode ser bem acima dos 120
km/h legais, dada a segurança que o A3 transmite ao con-
dutor.Asuspensão consegue oferecer conforto e ainda assim
deixar o sedã muito estável. Mesmo entrando forte em cur-
vas, o sedãmantém a rotafirme, semnecessidadede atuação
do controle de estabilidade. Apesar de não ter oAudi Drive
Select, que permite escolher os modos de condução, o A3
Sedan 1.4 se mostrou bem econômico. Rodando em trânsi-
to congestionado na cidade e com o pé pesado na estrada, o
computador debordo indicavamédiade14,2km/litro aofim
do test-drive.
Andar noA3 1.4 tambémme levou à comparação direta
com o Golf 1.4 TSI DSG. Afinal, este conjuntomecânico é
basicamente o mesmo do hatch da VW. Mas ele deixaria a
desejarporcontados18cve5kgfmamenos.Deacordocom
a engenharia daAudi, apesar do câmbio ser omesmo, cada
marca (mesmo sendodomesmogrupo) aplicaprogramações
específicas.NocasodoA3, a transmissão temdezprogramas
que são aplicados de acordo com a interpretação do tipo de
condução. O resultado são trocas ainda mais suaves que no
Golf. As respostas também parecem ser aindamais rápidas.
Sobre a potência, só é possível notar a diferença de uma for-
ma mais contundente quando se exige mais do motor para
uma ultrapassagem. Comparado a qualquer outro concorren-
temédio nacional, o conjunto doA3Sedan 1.4 oferecemais
agilidade eprazer na condução.
Quanto custa?
O visual agrada, a tecnologia também, e
odesempenho surpreende.Opreçoparaandar de sedãmédio
premium édeR$94.700. Sim, faltammimos nestaversãode
entrada, comoBluetooth, bancos de couro e até faróis de ne-
blina.Mas, além do conjuntomecânico e plataformamoder-
nos, leva-se a qualidade de construção, com solda a laser, os
A
celerando
1...,38,39,40,41,42,43,44,45,46,47 49,50,51,52,53,54,55,56,57,58,...100
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