CityPenha Fevereiro 2014 - page 10

Fevereiro / 2014 - nº 81
10
Adaptação a escola:
o fim de cinco mitos
Para acabar de vez com velhas crenças sobre os
primeiros dias dos pequenos na escola
V
olta às aulas
por Gustavo Heidrich
Crianças chorando e pais ansiosos. Esse é o cenário
que se vê todo início de ano nas portas de creches e pre-
escolas. O momento é tenso para eles e também para o
professor, que, sem a exata compreensão sobre o que se
passa com os pequenos, tenta a qualquer custo fazer com
que eles se sintam à vontade no novo ambiente.
Confira abaixo cinco ideias que caíram no senso co-
mum e precisam ser discutidas entre escola, professores
e pais.
Mito 1
Criança que não compartilha brinquedos não está
adaptada
"Você tem de dividir o brinquedo com seu amigui-
nho." "Isso não é seu, empreste para ele." Frases como
essas são comuns em uma sala de Educação Infantil. Para
a criança, muitas vezes, elas podem soar como uma or-
dem, uma obrigação, causando choro e recusa. Aos olhos
dos adultos, a negação da criança em dividir é vista como
egoísmo. Criar uma situação ameaçadora, aumentando o
tom de voz ou sugerindo uma punição caso a criança não
dívida ou colabore com um colega, não é o caminho.
O que acontece Nos primeiros anos de vida, a criança
encontra-se num momento autocentrado do seu desenvol-
vimento e desconhece as regras de convivência social. A
compreensão do sentido e do prazer de compartilhar virá
posteriormente, depois de um processo mais amplo de re-
conhecimento do outro.
Como podem agir os educadores: O trabalho com es-
tratégias de partilha e colaboração pode ser facilitado se
o professor montar em sala grupos menores, com duas ou
três crianças, e a promover combinados como o de que a
criança pode ficar com um brinquedo por certo tempo, mas
que depois deve cedê-lo ao colega. Agir de maneira firme e
ao mesmo tempo acolhedora, a fim de mediar os conflitos
e não negá-los ou resolvê-los de forma impositiva, é outra
dica. Na hora do impasse, o ideal é expor
o conflito e descrever para a criança as
consequências de querer o objeto só para
ela. Além disso, incentivar que elas ver-
balizem o que estão sentindo e encontrem
soluções em conjunto ajuda no processo
de mudança de atitude.
Mito 2
Criança adaptada é extrovertida e
participativa
Durante uma brincadeira de roda, a
turma está toda junta, cantando. Apenas
uma criança olha para o teto, cantarola
baixinho alguns versos e não intera-
ge com as outras. A professora chama
a atenção: "Cante mais alto! Você está
triste? Por que nunca participa?" Certa-
mente, quem age assim pensa que está
incentivando a interação. Contudo, pode
ocorrer o efeito contrário. O mais ade-
quado é se perguntar qual estratégia se-
ria melhor para que a criança responda
às atividades. Elogiar apenas os alunos
1,2,3,4,5,6,7,8,9 11,12,13,14,15,16,17,18,19,20,...84
Powered by FlippingBook