CityPenha Fevereiro 2014 - page 20

Fevereiro / 2014 - nº 81
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Assistimos, na recente história do Brasil, criarem-se
diversos programas voltados a acabar com o analfabetis-
mo e aumentar os anos de estudo e alta formação acadê-
mica da população. Apesar dos esforços nesse sentido, há
uma mudança positiva nos números da escolarização no
país, mas a questão da baixa escolaridade ainda persiste
e impõe um grande desafio a ser enfrentado: a crescente
evasão escolar, principalmente entre os jovens e adultos.
As exigências de um mercado de trabalho moderno,
que necessita cada vez mais de mão-de-obra qualificada
e a pequena remuneração disponível para os empregos
de baixa qualificação trazem novamente este sujeito ao
universo escolar. Em outras palavras, a dimensão social
do trabalho tanto leva os jovens e adultos a largarem a
escola quanto a retornarem aos estudos.
Motivos alegados para abandonar a escola
Motivos alegados para retornar à escola
Vencer as dificuldades (tempo, horário, cansaço, pre-
conceito, constrangimento, falta de ânimo) é uma das
grandes barreiras.
Então, vamos lá!
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):
Para se matricular no EJA é necessário ter 18 anos
completos, no caso do ensino médio, e de 15 anos com-
pletos para quem quer cursar o ensino fundamental, no
primeiro ou segundo ciclo.
As instituições de ensino têm flexibilidade para ofe-
recer diversas modalidades de cursos, seja presencial ou
com parte feita à distância. Por isso, a duração de cada
ciclo também pode variar.
Sem constrangimento: En-
frente o preconceito e tenha em
mente que voltar a estudar é, an-
tes de tudo, um ato de coragem.
Motivação: Encontre motiva-
ções e crie metas com mudanças
positivas.
Gratificações: Educação é um
direito do cidadão. Com mais
escolaridade será possível en-
contrar novos postos de trabalho,
ajudar a família, ter mais facilida-
de de comunicação, entre outras
vantagens.
Experiência prazerosa: Ao
voltar para a escola também é
possível fazer novos amigos, tro-
car experiências e conquistar po-
sições na vida social.
Determinação: É preciso ter
persistência para continuar e
lembrar sempre de todas as van-
tagens que o estudo proporciona.
Categorias
%
Necessidade de trabalhar
41,7%
Dificuldade de aprendizagem
18,6%
Dificuldade de freqüentar as aulas
17,4%
Desânimo
14,9%
Falta de apoio
9,7%
Categorias
%
Completar os estudos e aumentar as
chances no mercado de trabalho
87,4%
Vontade de ter uma atividade
8%
Pressão da família
2,4%
Para ajudar os filhos
2%
Quer voltar aos estudos?
V
olta às aulas
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