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Dezembro / 2017 - nº 127
Colégios Vicentinos:
um olhar
especial para a Alfabetização
(11)
2090-1400
Praça Nossa Senhora da Penha, 161 - Penha
Refletindo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, podemos afirmar que a alfabetização é uma
aquisição fundamental para o ser humano e que a escola tem que desempenhar seu papel com muita
responsabilidade no momento de introduzir a criança no mundo das letras.
Se a escrita e a fala não forem trabalhadas adequadamente nesse momento, a criança encontrará
sérias dificuldades para desenvolver a leitura.
Processos mecânicos ou outros que esperam a criança descobrir por ela mesma como se escrevem
as palavras não levam em conta todos os aspectos linguísticos. Dessa forma, a criança aprende a
escrever sem fazer análises, ocasionando uma falha no processo de alfabetização.
Assim fundamentados, os Colégios Vicentinos adotam o método fônico de alfabetização, que leva
em consideração a língua como um todo. Ao ensiná-la, é preciso estar atento a todos os aspectos
linguísticos, isto é, a criança precisa estudar a língua falada percebendo os sons (fonética), a função
dos sons (fonologia), a estrutura e a formação das palavras (morfologia), a construção lógica do
pensamento (sintaxe), o estudo dos significados das palavras no texto (semântica), o estudo de como
um texto pode se apresentar (análise do discurso) e, não somente decifrar códigos.
A criança, mesmo antes de ingressar na escola, é capaz de entender e falar a Língua Portuguesa.
O método fônico respeita as experiências trazidas e sistematiza-as.
A fonética estuda os sons da fala, preocupando-se com os mecanismos de produção e audição,
procura analisar e descrever a fala damaneira como ela ocorre nas mais variadas situações do cotidiano.
Os Especialistas em Alfabetização dos Colégios Vicentinos, autores do material didático da Editora
Vicentinos, criaram estratégias diferenciadas, lúdicas e inovadoras para despertar nos alunos dos
primeiros anos todo o interesse em aprender a ler, a escrever e a entender a língua falada por meio do
método fônico.
Os resultados obtidos são comprovados: processo de alfabetização em menor tempo e maior
qualidade; leitura mais dinâmica, com maior fluidez e entendimento do que se lê; diminuição de erros
ortográficos na escrita; redações mais criativas, com maior coerência e coesão.
A alfabetização é uma das etapas mais importantes e desafiadoras do período escolar. Como um
processo contínuo e gradativo, colabora para a evolução intelectual do educando,
tornando-o um sujeito crítico, autônomo e participativo na construção de sua
própria história.
“O domínio da língua oral e escrita é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela
que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói
visões do mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir
a todos os seus alunos acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania, direito
inalienável de todos (...).“
(Parâmetros Curriculares Nacionais)
Luci Rocha de Freitas
Diretora Geral dos Colégios Vicentinos
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