CityPenha Fevereiro 2016 - page 16

Fevereiro / 2016 - nº 105
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Dicas que auxiliam a transição
da criança do ensino infantil
para fundamental
Pais são fundamentais no processo de transição dos filhos
Aos seis anos é chegada a hora de se despedir do en-
sino infantil e ingressar no fundamental. No entanto, essa
transição nem sempre é fácil, já que, além das mudanças
na grade curricular e a diminuição do tempo disponível
para brincadeiras, normalmente, a criança também pre-
cisa ir para uma instituição diferente da que frequentou
até então. Veja algumas dicas para que os pais ajudem o
filho a passar pela fase de adaptação de forma tranquila:
Explique a mudança para a criança
É recomendável que os pais não antecipem muito o
assunto, mas, segundo Luciana Barros de Almeida, pre-
sidente da ABPQ (Associação Brasileira de Psicopeda-
gogia), é imprescindível que a criança saiba da mudança
de escola e entenda o motivo de ela acontecer – no caso,
a necessidade de ir para o ensino fundamental. "O tema
deve ser abordado próximo da data do início das aulas,
pois quanto menor a criança, menos capacidade ela tem de
mensurar o tempo, o que pode deixá-la ansiosa", afirma.
Leve para conhecer a nova escola
Caso os pais não tenham levado o filho durante o pro-
cesso de escolha da nova escola, é importante apresentar
o espaço físico à criança. "Se possível, apresente algumas
pessoas com as quais ela conviverá, como funcionários
e professores", declara Andréa Aires Costa, diretora da
ABPp Nacional e presidente da seção do Estado do Ceará.
Divida suas experiências
Para deixar a criança menos ansiosa, a diretora da
ABPQ Nacional recomenda que os pais contem suas
próprias histórias aos filhos. "As narrativas dizem muito
sobre o que somos e o que aprendemos em cada situação.
O único cuidado é evitar comparativos, pois eles podem
desqualificar a experiência que a criança terá", afirma.
Evite fazer comparações entre as escolas
A criança sentirá uma grande diferença entre a escola
nova e a antiga, portanto, Andreá recomenda que os pais
evitem a todo custo comparar as duas. "Ambas foram im-
portantes para cada momento vivido pela criança e pela
família de forma geral, portanto, não devem ser feitos
comparativos para evitar supervalorizar uma instituição
ou outra. A criança viverá esse rito de passagem caindo e
se levantando como em outros momentos, quando
ela aprendeu a andar ou a pedalar uma bicicleta,
por exemplo", afirma.
Não fale demais
Os pais não devem levantar possíveis situa-
ções que podem acontecer no primeiro dia de aula
da criança, pois isso pode gerar ansiedade. "Os
adultos não devem dar excesso de conselhos sobre
como agir e interagir com outras crianças ou se
reportar aos professores. Devem deixar que o filho
tome atitudes com naturalidade, lidando com as
suas competências comunicativas de forma espon-
tânea", afirma Andréa. A sugestão é que os adul-
tos respondam apenas às dúvidas que as crianças
trouxerem sobre o assunto.
Arrume tudo um dia antes
Convidar a criança para separar os materiais
um dia antes do primeiro dia de aula ajuda a es-
D
estaque
por Thamires Andrade
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