CityPenha Fevereiro 2016 - page 17

Fevereiro / 2016 - nº 105
17
tabelecer uma rotina de organização. José Carlos Martins,
diretor pedagógico do Colégio Renovação, em São Paulo,
recomenda que os pais evitem comentários que possam
deixar o filho ansioso. Ele indica também separar o unifor-
me e deixar o lanche preparado, com uma quantidade que
a criança esteja acostumada a comer.
Garanta uma boa noite de sono
De acordo com o diretor pedagógico do Colégio Re-
novação, em São Paulo, o ideal é colocar a criança para
dormir até as 20h30, pois uma boa noite de sono é funda-
mental para o equilíbrio no dia seguinte. "Ler um livro pre-
para o organismo para o descanso e existem diversas obras
na literatura infantil que auxiliam nesse momento de tran-
sição, como o 'Quem Tem Medo de Quê?' (Ruth Rocha;
editora Salamandra)", afirma. Além disso, caso a criança,
por ansiedade, não consiga entrar em estado de sonolência,
Martins recomenda que os pais permaneçam no quarto até
que ela durma e evitem frases do tipo "durma que amanhã
você tem escola".
Acalme a criança no primeiro dia de aula
Para deixar a criança menos ansiosa no primeiro dia
de aula, Martins recomenda acordá-la dentro de um tempo
real, para evitar atrasos, oferecer uma refeição equilibra-
da, checar se todos os apetrechos da escola estão com ela,
além de, se possível, evitar o transporte escolar e levá-la
para a instituição pessoalmente. Luciana também aconse-
lha a não falar sobre o assunto durante o trajeto. Na hora de
despedir, reforce alguns lembretes como "se precisar, peça
ajuda ao professor" e diga que esperará ansioso para ouvir
as novidades na volta para casa.
Esqueça a pergunta "como foi o primeiro dia?"
De acordo com a presidente da ABPp, a pergunta clás-
sica pode ser elaborada de uma outra maneira e a reco-
mendação é que, de início, os adultos aguardem um pouco
para ver se a criança comenta algo espontaneamente. "Ao
pegá-la na escola, os pais podem falar de algo da rotina
deles. Caso o filho não mencione o assunto, dê um tempo
e depois comente algo sobre o semblante da criança. Algo
como 'quando cheguei na escola percebi que você estava
com uma carinha (alegre, preocupada, cansada, disposta),
estou pensando que seu dia hoje na escola foi divertido,
cheio de novidades... Conte-me o que você fez", afirma.
Encoraje a superar desafios
Caso a criança demonstre algum desconforto depois do
primeiro dia de aula, os pais devem tentar acalmá-la, di-
zendo que toda nova situação gera um desconforto inicial.
"Tudo que não é conhecido causa dúvidas e gera inquieta-
ções, os adultos precisam entender qual foi o desconforto
e orientar o filho sobre como agir caso a situação acon-
teça novamente. É importante encorajá-lo a enfrentar os
desafios e mostrar que ele é capaz de superá-los", afima a
presidente da ABPQ.
D
estaque
1...,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16 18,19,20,21,22,23,24,25,26,27,...60
Powered by FlippingBook