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Novembro / 2016 - nº 114
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Verão é sinônimo de calor, sol forte, alta umidade e pan-
cadas de chuva. Mesmo com o avanço dos processos de
fabricação dos carros, preocupar-se com a conservação do
automóvel evita problemas. Estofamento, plásticos, pintura
e borrachas são alguns dos itens que merecem atenção por
parte do motorista para que a estação seja lembrada apenas
pelos bons momentos.
Na parte externa dos automóveis, as principais preocupa-
ções são com as borrachas de fixação dos vidros. A alta in-
cidência do sol e do calor pode ressecar as peças, que ten-
dem a ficar mais propensas a terem furos e rachaduras. Com
isso, a vedação da cabine fica comprometida. Em situações de
chuvas, podem até ocorrer infiltrações para dentro do carro.
O interior do veículo, aliás, também demanda cuidado espe-
cial durante a estação. No caso de estofamento de couro, por
exemplo, é preciso aplicar um hidratante ou produto à base de
silicone para evitar ressecamento e manchas no revestimento.
"Mas é preciso ter cuidado com loções que contenham subs-
tâncias abrasivas que podem danificar a pele", alerta Sergio
Basílio, do Lave Park.
No caso de tecido comum, é indicado que fique longe dos
raios solares por muito tempo. A ação do sol pode descolo-
rir. Curiosamente, o veludo é o revestimento que precisa de
menos cuidados. "Basta tirar a poeira com uma escova e um
aspirador de pó. É o suficiente", ensina Sergio. Por esta ra-
zão, se for inevitável deixar o carro estacionado no sol, uma
antiga tática ainda é a mais fácil para proteger o carro: pai-
néis de papelão nos parabrisas – que muitas vezes vêm com
publicidade – para refletir os raios. "É uma ação importante,
pois os materiais feitos de plástico do painel do carro sofre-
ram processo de vulcanização em sua produção e o calor os
deixa duros e ao mesmo tempo quebradiços", explica Sergio.
Além disso, para aumentar o conforto a bordo, o uso das
películas escurecedoras nos vidros ajuda a deixar a tempe-
ratura no interior mais amena. Essas películas filtram raios
ultra violeta do sol diminuem o calor dentro do habitácu-
lo. A escolha da cor externa do carro também interfere na
temperatura dentro da cabine: quanto mais clara, mais a luz
é refletida e menos calor vai para dentro do veículo. "São
medidas simples que ajudam a melhorar o conforto a bor-
do", ressalta Sergio.
Como é época de férias e viagens – geralmente para o li-
toral –, também há a preocupação com a umidade e a salini-
dade das praias. Apesar de os metais empregados nos carros
serem feitos de maneira a amenizar os efeitos da maresia,
ela pode ocasionar furos na lataria ou no cano de descarga.
"A solução para isso é bem simples. Apenas lavar o veículo
com água. Mas não se pode esquecer da parte inferior dele
e do compartimento do motor", recomenda Sergio. Nestas
mesmas viagens também é comum que o carro passe por
situações onde é mais exigido, como engarrafamentos ou
subidas de serra, por exemplo. Por isso, o sistema de re-
frigeração do motor fica sobrecarregado. "Nesse caso, se o
líquido do radiador não estiver em ordem, ele pode ferver,
deixando a temperatura do propulsor aumentar muito", ob-
serva Sergio.
Além do sol forte, o verão também é a época do ano
em que se mais chove. E nas cidades grandes, as chama-
das "chuvas de verão" trazem, como sempre, alagamentos
e enchentes. O maior perigo nesse caso é entrar água não
só dentro do carro, como em suas partes mecânicas. Nessa
situação o indicado é não ligar o motor, pois pode ocorrer
o calço hidráulico – entrada de água dentro do propulsor.
Deve-se levar o veículo para o mecânico drenar todo o líqui-
do do conjunto. E não tornar o verão um capítulo de férias
frustradas. "Na necessidade de ultrapassar uma área alagada
por enchentes, é importante saber a profundidade do local.
O filtro de ar pode sugar água e quebrar o propulsor", orien-
ta Sergio, do Lave Park.
Tinta de estação
O sol forte na pintura do carro pode trazer problemas,
mas existem algumas atitudes preventivas que podem ser
tomadas para manter a integridade visual do veículo. Uma
delas é a cristalização, que consiste em se aplicar uma cama-
da impermeabilizante sobre o carro. "A principal função da
cristalização é deixar o veículo com aparência mais bonita.
A proteção extra que oferece contra os efeitos do sol e do
calor não chega a ser necessária pela alta resistência da tinta
aplicada pelas montadoras no processo de fabricação dos
automóveis, mas é um cuidado a mais", revela Sergio.
Em carros com pintura metálica, geralmente uma cama-
da de verniz é aplicada sobre a tinta protetora. Já nas cores
sólidas, a própria tinta é resistente o suficiente para isso.
Mesmo assim, é importante fazer lavagens periódicas no
veículo. "Algumas impurezas podem ficar impregnadas na
lataria e, aliadas ao sol, podem penetrar e ficar impossível
de serem removidas", finaliza Sergio.
Como prevenir os estragos do
calor e das chuvas no automóvel
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